Em discurso na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse que a eleição presidencial é uma luta do “bem contra o mal”. Bolsonaro repetiu a palavra “imbroxável” várias vezes, juntamente com o público, e aconselhou “homens solteiros a se casarem com princesas para serem mais felizes”.
O discurso, como candidato, ocorreu em uma atividade oficial da Presidência da República, no encerramento do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, data em que o Brasil comemorou os 200 anos de independência.
Ao lado do empresário Luciano Hang, dono da Havan e investigado no inquérito de atos contra a democracia, Bolsonaro assistiu o desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Faixas contra o STF e ataques a Lula
A fala de Bolsonaro foi dirigida a apoiadores que lotaram a Esplanada com faixas pedindo intervenção no Supremo Tribunal Federal (STF) e o impeachment do ministro da corte Alexandre de Moraes considerado desafeto do presidente.
Bolsonaro disse que o Brasil tem um presidente “que acredita em Deus” e que seu governo pôs fim à corrupção. Desta forma, segundo ele, a eleição presidencial é uma luta do “bem contra o mal”. Ele se referiu aos governos do PT, como “o mal que perdurou por 14 anos”.
Com sua metralhadora giratória direcionada aos petistas, sem mencionar nominalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas de opinião, Bolsonaro disse que sues adversários (petistas e aliados) “não voltarão à cena do crime”.
Contra a ideologia de gênero
Bolsonaro disse ainda que o Brasil tem um presidente que “respeita as crianças na sala de aula” e que “não quer a ideologia de gênero”, além de respeitar a propriedade privada.
No final, ele fez uma comparação entre as primeiras-damas e pediu que seus apoiadores reforcem o discurso pedindo voto. Ele sugeriu que os “homens solteiros” se casem com princesas para serem mais felizes.
Casamento com princesa
“Podemos fazer várias comparações até entre as primeiras-damas. Temos uma mulher de Deus (Michele Bolsonaro), ativa na minha vida. Tenho falado para os homens solteiros que procurem uma princesa e se casem com ela para serem mais felizes ainda”, afirmou.
Por fim, criticou as pesquisas eleitorais que colocam Lula em primeiro lugar na preferência do eleitorado. “Aqui não tem a mentirosa Datafolha, aqui é o Datapovo”, disse.