Paralelo 29

A lista

Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA – Escritor

A música de Osvaldo Montenegro é uma das mais belas e introspectivas. Muito reflexiva para quem já gastou milhas por esse mundão.

“Faça uma lista de grandes amigos.”

A vida segue, o mundo gira e nossas listas vão se refazendo. E renovando as velhas e autênticas amizades e sonhos antigos. Importante não deixarmos de sonhar com antigos ou velhos amigos.

Mas em tempos de eleição também fazemos lista. A nominata dos candidatos que merecem o nosso voto. Dos candidatos que você votava há dez anos atrás, quantos ainda você vota e quantos você não vota mais? Como na letra de Montenegro, muitos não estão mais na minha lista.

O momento é de atualização da lista versão 2022 e selecionar os candidatos de agora. As candidaturas que renovarão nossas alquebradas utopias. Constatei que na minha atualização dos nomes havia somente nomes de homens.

Homens brancos e bem-sucedidos financeiramente. Aliás, alguns muito bem-sucedidos financeiramente. Nesta primeira versão aparecia apenas uma mulher e na segunda suplência para o senado. Escondidinha na cédula… E, a bem da verdade, eu nunca tinha ouvido falar.

Então, tomei a decisão de aumentar a cota de gênero das minhas candidaturas para as próximas eleições. Não basta ter um discurso favorável a maior participação da mulher na política, temos que colocar em prática e se pratica no voto.

Fiz o devido “recarregar a página atual” e contemplei duas mulheres na minha cédula para a eleição. Participação da mulher atualizada com sucesso. Bah! E são duas admiráveis mulheres! A certeza do voto certo. Espero que com a nova lista dos candidatos, contemple a minha lista de sonhos. Àqueles que eu deixei de sonhar.

E vamos seguindo e renovando a lista de amigos. Porque nunca é demais. Afinal de contas, precisamos ter um milhão de amigos para bem mais forte poder cantar. 

E seguir caminhando e cantando. Mesmo que seja uma singela trilha de uns Andantes na Quarta Colônia, simples…

PS: Subliminarmente citados: Roberto Carlos e Geraldo Vandré.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn