Paralelo 29

Viagem ao Berço dos Dinossauros – Formação Geológica Santa Maria

Foto: Prefeitura de Mata, Divulgação

ABDON BARRETTO FILHO – Economista e Mestre em Comunicação Social

O Roteiro Cultural, Científico, Paleontológico e Turístico “ A Viagem ao Berço dos Dinossauros, na Formação Geológica Santa Maria, RS, Brasil “ vem sendo desenvolvido desde 1988, quando foi incluído na Programação do Turismo Ecológico, do Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, em 1988, com o nome de “ Viagem ao Coração do Rio Grande”, com  visitas sempre acompanhadas de Guias de Turismo Especializados e monitores aptos sobre o tema paleontológico e paleobotânico que foram continuadas na década de 1990.

Em 2013, nos preparativos para a Copa FIFA 2014, foi criado o roteiro “Fósseis do Triássico” atendendo principalmente visitantes internacionais. Para o grande público e visando ampliar o conhecimento sobre o tema, é importante destacar que os organizadores investiram em pesquisas e viagens similares e reconheceram que o Turismo Paleontológico deve ser oferecido com apoios profissionais e tendo como base científica a série de publicações, consultorias e palestras de Paleontólogos.

É importante entender o conhecimento básico sobre o nosso planeta há mais de 200 milhões de anos. Dessa forma, lembrar que a Era Mesozoica é dividida em 3 Períodos: o Triássico (Entre 251 a 199,6 milhões de anos. Quando surgiram os primeiros dinossauros e os primeiros mamíferos); o Jurássico (Entre 199,6 milhões a 145,5 milhões de anos.

Com aparecimento das coníferas, florestas e grandes dinossauros); o Cretáceo (Entre 145,5 a 65,5 milhões de anos. Terminando com a extinção em massa dos grandes dinossauros).

Na realidade, o foco do roteiro é conhecer a região dos dinossauros do Período Triássico, encontrados na Formação Geológica Santa Maria RS, considerados os mais antigos do mundo.

O Roteiro “Viagem ao Berço dos Dinossauros” está organizado com todas as garantias profissionais, incluindo operadores turísticos, guias especializados, informações das pesquisas publicadas, consultores técnicos, transporte adequado e hospedagens próximas aos locais de visitações.

É uma contribuição ao desenvolvimento do fenômeno turístico no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. É óbvio que outras opções poderão ser copiadas, com neófitos e aproveitadores não comprometidos com a causa. Portanto, ao decidir a viagem é indispensável realizar planejamento, consultar profissionais e os contatos nas cidades que serão visitadas.

Para muitos interessados, o trabalho profissional do Turismo Paleontológico organizado vem atender as demandas de visitantes nacionais e internacionais motivados pelas pesquisas e achados fósseis da Formação Geológica Santa Maria, destacando-se os Municípios da Rota Paleontológica Centro, principalmente aqueles que estão investindo nos serviços receptivos.

O Roteiro é iniciado em Porto Alegre, seguindo para os Municípios da Região Central, destacando-se os integrantes da Quarta Colônia composta por nove Municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. (Sendo 7 de origem italiana e 2 de origem alemã).

As visitas principais, em ordem alfabética, são em Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Restinga Seca e São João do Polêsine, continuando a viagem para Santa Maria, São Pedro do Sul e a Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira.

É uma história rica em detalhes e que os pesquisadores continuam apresentando resultados surpreendentes. Parabéns aos pesquisadores e suas instituições públicas e privadas que apoiam seus estudos e publicações.

O roteiro pode ser classificado como Turismo Científico, uma das cinco opções indicadas pela Organização Mundial de Turismo – OMT, na Pós Pandemia, integrando o grupo formado pelo Turismo de Natureza; Turismo de Bem-estar; Turismo de Base Comunitária; Volunturismo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!