Paralelo 29

Sessão gratuita do CineSolar será no próximo dia 20, no Bairro Nova Santa Marta

Foto: Deise Fachin, SEC, PMSM, Arquivo

O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, retorna a Santa Maria para exibição de curtas-metragens e do filme “Um Tio Quase Perfeito 2”.

Com apoio da Prefeitura e do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), a sessão ocorre na próxima terça-feira (20), a partir das 19h, na Praça da Cultura Sandra Feltrin (Rua Manoel Mallmann Filho, 161), do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Nova Santa Marta, zona Oeste de Santa Maria. Em caso de chuva, a sessão ocorre no Teatro do CEU. A entrada é gratuita e haverá distribuição de pipoca.

Com funcionamento por meio de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, tem 20 horas de autonomia.

Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. 

EM SANTA MARIA

Sessão Cinema

  • Data: terça-feira (20/09)
  • Horários: 19h – Sessão curtas + curtas selecionados pelo SMVC (Santa Maria Vídeo e Cinema)
  • 20h – Filme: ‘Um Tio Quase Perfeito 2’
  • Entrada: gratuita
  • Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
  • Local: Praça da Cultura Sandra Feltrin do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Mallman Filho, 161, Nova Santa Marta
  • Local em caso de chuva: Teatro do CEU

O FILME

  • ‘Um Tio Quase Perfeito 2’ – Diretor: Pedro Antônio Paes – Brasil – 93 minutos – comédia/2021 – Livre
  • Tony põe uma pedra em sua fama de trambiqueiro e ganha o coração de seus sobrinhos. Tudo vai bem até que o novo pretendente de sua irmã aparece em cena e conquista o trio, deixando Tony enciumado.

Estação móvel de ciências

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

Sessões gratuitas de cinema

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais). Também busca promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn