Paralelo 29

Governo gaúcho faz pesquisa com estudantes do ensino médio

Gabriel Jabur/Agência Brasília, Reprodução

A Secretaria da Educação realiza, até 23 de setembro, a Pesquisa de Interesse do Ensino Médio Gaúcho nas escolas da rede estadual. A ação possibilita aos estudantes do 1º ano indicarem oito trilhas de aprofundamento que sejam compatíveis com seu perfil e projeto de vida.

As trilhas compõem os itinerários formativos (parte diversificada do currículo escolar) e permitem ao estudante indicar as áreas de conhecimento que gostaria de se especializar.

SERVIÇO

• Para participar, o estudante deve acessar o site do Ensino Médio Gaúcho e fazer login na sua conta educacional @educar.

• Faça parte da pesquisa clicando aqui.

• 
Em caso de dificuldades para acesso ao e-mail @educar, siga o passo-a-passo disponibilizado na plataforma, clicando aqui.

Próximos passos

Após a sondagem, as informações serão repassadas às escolas, destacando as preferências dos jovens para o ano de 2023.

Os estudantes poderão se matricular também em escolas-piloto do itinerário técnico e profissional, onde, somente nestas instituições, terão mais cinco opções de trilhas dentro dos eixos: gestão e negócios, ciências agrárias, informação e comunicação e TICs, controle e processos industriais e o curso normal.

Ensino Médio Gaúcho

Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM), a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio Gaúcho é caracterizado pela ampliação da carga horária – que passará para 3.000h ao longo dos 3 anos – e pela flexibilização do currículo, o que o tornará mais atrativo e trará mais autonomia de escolha aos estudantes.

A flexibilização curricular se dá por meio dos Itinerários Formativos, podendo o (a) estudante escolher em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar.

Dessa forma, busca fortalecer a Educação Integral e o desenvolvimento de todas as dimensões humanas – cognitiva, física, emocional, social, cultural e relações interpessoais.

Os itinerários formativos são compostos pelos componentes obrigatórios e pelas 24 trilhas de aprofundamento curricular, que são divididas em uma área focal e outra complementar. Com as trilhas, os estudantes poderão fazer suas escolhas, com foco em seu projeto de vida.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn