A Secretaria da Educação realiza, até 23 de setembro, a Pesquisa de Interesse do Ensino Médio Gaúcho nas escolas da rede estadual. A ação possibilita aos estudantes do 1º ano indicarem oito trilhas de aprofundamento que sejam compatíveis com seu perfil e projeto de vida.
As trilhas compõem os itinerários formativos (parte diversificada do currículo escolar) e permitem ao estudante indicar as áreas de conhecimento que gostaria de se especializar.
SERVIÇO
• Para participar, o estudante deve acessar o site do Ensino Médio Gaúcho e fazer login na sua conta educacional @educar.
• Faça parte da pesquisa clicando aqui.
• Em caso de dificuldades para acesso ao e-mail @educar, siga o passo-a-passo disponibilizado na plataforma, clicando aqui.
Próximos passos
Após a sondagem, as informações serão repassadas às escolas, destacando as preferências dos jovens para o ano de 2023.
Os estudantes poderão se matricular também em escolas-piloto do itinerário técnico e profissional, onde, somente nestas instituições, terão mais cinco opções de trilhas dentro dos eixos: gestão e negócios, ciências agrárias, informação e comunicação e TICs, controle e processos industriais e o curso normal.
Ensino Médio Gaúcho
Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM), a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio Gaúcho é caracterizado pela ampliação da carga horária – que passará para 3.000h ao longo dos 3 anos – e pela flexibilização do currículo, o que o tornará mais atrativo e trará mais autonomia de escolha aos estudantes.
A flexibilização curricular se dá por meio dos Itinerários Formativos, podendo o (a) estudante escolher em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar.
Dessa forma, busca fortalecer a Educação Integral e o desenvolvimento de todas as dimensões humanas – cognitiva, física, emocional, social, cultural e relações interpessoais.
Os itinerários formativos são compostos pelos componentes obrigatórios e pelas 24 trilhas de aprofundamento curricular, que são divididas em uma área focal e outra complementar. Com as trilhas, os estudantes poderão fazer suas escolhas, com foco em seu projeto de vida.
(Com informações do governo do RS)