O Castramóvel da Prefeitura começou os atendimentos em 28 de março deste ano e nesta quarta-feira (28), exatamente seis meses após o primeiro procedimento, completa 505 cirurgias de esterilização de fêmeas caninas e felinas. Ao todo, neste período, foram 32 procedimentos em gatas e 473 em caninas.
A lista de espera para as próximas cirurgias tem cerca de 500 animais, sendo aproximadamente 250 de pets inscritos por tutores e o restante de animais atendidos por ONGs.
A médica veterinária da Superintendência de Bem-Estar Animal, Patrícia Lisiane da Silva Silveira, esclarece que é preciso reduzir a lista de espera antes que seja aberto novo processo de inscrições.
Além disso, apesar do serviço prestado pelo Executivo Municipal com o Castramóvel, a veterinária destaca que é importante que a população também faça o cuidado de cães e gatos domésticos.
“Ainda não temos como estimar quando o cadastro será reaberto, porque precisamos arcar com o prometido com estes tutores e ONGs que aguardam atendimento. E nós pedimos a conscientização da população para que mantenham seus animais domiciliados, para evitar acidentes, mordeduras e também para controle populacional de cães e gatos. Que também é uma forma de amenizar o problema de animais abandonados, mas além das castrações, manter seus animais em casas, com pátio bem cercado, auxilia bastante”, pontua Patrícia.
As pessoas que inscreveram animais para a esterilização e que ainda não foram contatadas devem aguardar o contato da Prefeitura para agendamento. A Superintendência de Bem-Estar Animal comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica. O Castramóvel terá uma agenda de atendimentos por região da cidade, de acordo com os endereços dos tutores inscritos.
O CASTRAMÓVEL
É gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem no Castramóvel. O trailer é puxado por um trator da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A empresa realizará até 86 castrações por mês, em um total de 1.032 ao longo de 12 meses.
As fêmeas caninas envolvidas nos procedimentos devem ter, no máximo, 8 anos.
Desde já, a Superintendência de Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar de proteção e roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos próprios tutores. Esse e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento.
Procedimento cirúrgico
O procedimento é a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada.
Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)