Paralelo 29

Performance sem humanidade é ostentação

Foto: Reprodução, Youtube

FABIO S. VASCONCELOS – Desenvolvedor e Treinador em Soft Skills e Liderança

Dos mais de 200 mil competidores que disputam as 12 etapas do Triathlon IRONMAN no ano, só 2.187 conseguem sua vaga para o Mundial em Kona, no Hawaii. Eles são a elite da elite, enfrentando as condições mais adversas do local.

Quase 4 km de natação no mar, quase 200 km de pedaladas em estrada íngreme, e 42 km correndo. Alguns nem chegam a completar a disputa. Por isso, Kona é a etapa mais celebrada da série e grande final mundial do esporte.

No ano de 2022, um fato que chegou ao meu conhecimento, me chamou muito a atenção para o que penso sobre alto-desempenho. Em um vídeo, que você pode ter acesso no youtube, testemunhei o colapso físico de uma competidora a poucos metros na linha de chegada de Kona.

As imagens mostravam uma atleta caída e tentando rastejar para completar a prova. Quando ela ganha um pouco mais de força, começa a engatinhar até cair novamente.

Durante o seu sofrimento, uma outra atleta que passa por ela, vê o seu drama, cruza a linha de chegada, mas não volta para ajudar a colega… Por que ajudá-la?

Porque os espectadores e a equipe de apoio não estariam autorizados a ajudar ou ela seria desclassificada. Até que um outro atleta cruza a linha final e volta imediatamente para ajudá-la a completar a prova, e ser socorrida pela equipe de apoio… Curiosamente, a atleta que passa ao largo perdeu a oportunidade de mostrar sua SOLIDARIEDADE e COMPAIXÃO.

Estamos vivendo um tempo de sublimação da PERFORMANCE. Celebramos a ALTA-PERFORMANCE como algo superior, heróico e menos humano, talvez até desumano… A atleta que não voltou para ajudar, achou mais importante erguer os braços para seu próprio triunfo, apesar da comoção geral do momento.

No mercado, no mundo dos esportes, nos negócios, nas relações, nas habilidades pessoais, nos objetivos da vida a Alta-performance pode correr o risco de ser OSTENTAÇÃO, ao invés celebrar a VIRTUDE HUMANA. Tem muito obstinado da ALTA-PERFORMANCE sendo obcecado, e beijando o egoísmo…!

Hoje é nobre, é bonito falar em ter EMPATIA… Mas é no triathlon da vida que sua COMPAIXÃO é testada. Quando a sua PERFORMANCE extrapola os valores humanos mais básicos, você ERROU DE FOCO. A Performance sem humanidade é ostentação…

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn