Paralelo 29

Em agenda na Espanha, vice-prefeito Rodrigo Decimo visita o distrito criativo de Barcelona

Foto: Smart City Expo World Congress / Divulgação

A viagem de representantes da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurns) está recheada de visitas em empresas e outras instituições voltadas à inovação, à indústria, à sustentabilidade e às novas oportunidades para o futuro da economia.

E a Prefeitura de Santa Maria, representada pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, tem participado de uma série de agendas destinadas a pensar soluções para o desenvolvimento das cidades. Decimo permanece na Espanha até domingo (20) e tem previsão de chegar a Santa Maria na terça-feira (22).
  
Entre os momentos que mais marcaram a viagem do vice-prefeito até agora está a visita ao 22@, área de 200 hectares em Barcelona e que foi revitalizada por meio da economia criativa. A iniciativa serve de inspiração para o Distrito Criativo Centro-Gare – movimento iniciado oficialmente em abril de 2022 com o objetivo de transformar o aspecto físico e social do centro histórico de Santa Maria. 

Assim como em Santa Maria, onde o centro passou por decadência econômica após a redução da estrutura e a privatização da malha ferroviária, o local do 22@ ficou abandonado após a crise da indústria têxtil, a partir da década de 1960. O processo resultou em fábricas fechadas e espaços públicos vazios.

Iniciativa que começou de forma embrionário em 1992, após a realização dos Jogos Olímpicos em Barcelona, o 22@ é, atualmente, um local que pulsa conhecimento e é caracterizado pela forte interação entre empresas, governos, centros de tecnologia e universidades. Para Rodrigo Decimo, conhecer, de perto, a consolidação do 22@ serve para aprimorar os espaços de inovação de Santa Maria. 

“Percebo que estamos no caminho certo em Santa Maria. A nossa cidade possui os elementos necessários para a formação da tríplice hélice da inovação que possui o envolvimento das universidades, do setor público e da prefeitura. Com certeza, o 22@ funciona como um grande manual para colocarmos em prática em nossos municípios”, relata o vice-prefeito.

O professor Jorge Piqué, engenheiro de telecomunicações e doutor em Ecossistemas de Inovação, foi o responsável pela recepção da comitiva. Ele explica que o sucesso do distrito catalão é fruto de uma concepção estadista: o projeto não é de um governo ou grupo político, mas é uma política de governança, isto é, transcende aspectos momentâneos e eleitorais. Para ele, a união entre poder público, universidades e empresas da iniciativa privada é essencial. 

“Foi preciso investir. Foi preciso criar espaços de convivência e qualidade de vida. Foi preciso desenvolver uma lógica inclusiva. Criar também uma forte identidade com o local.  E acima de tudo, ter um alinhamento estratégico do Governo, universidades e empresas privadas. É preciso entender a história. De 1860 até 1960, esse espaço de Barcelona aproveitou as oportunidades da Revolução Industrial.  De 1960 até 1990 tivemos um período de degradação e desemprego após o fechamento de fábricas no local. Somente depois, o governo entendeu que poderia aproveitar a área e começar uma grande evolução criativa neste ambiente”, explicou Piqué.

O presidente da Farmurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, vai ao encontro da opinião de Decimo e afirma que o @22 é uma inspiração para os municípios gaúchos. Aprender mais sobre como criar empregos, gerar renda e novas oportunidades de negócios é um dos principais objetivos da missão internacional, frisa Salerno. 

“Já são mais de 4.500 novas empresas que geram 56 mil empregos aqui neste espaço. Um exemplo de como a inovação resulta em soluções reais para as pessoas. Esse é o nosso foco na missão. Trabalhamos com a ideia de que a inovação precisa de fato, mudar a vida das pessoas. Não se trata apenas de tecnologia. Estamos falando da criação de empregos, empreendedorismo e novas oportunidades. E vivenciamos de perto esse conceito”, afirmou Salerno. 

Durante a visita, Decimo esteve acompanhado também do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, do prefeto de Bagé, Divaldo Lara, do coordenador de Turismo e Agricultura da Famurs e consultor na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mário Nascimento, do coordenador de Comunicação da Farmurs, Voltaire Santos, e dos secretários de Bagé Bayard Paschoa Pereira, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e Cristiano Ferraz, de Economia, Finanças e Recursos Humanos.

Congresso Mundial

Além das visitas técnicas, a comitiva da Farmurs acompanha palestras e exposições do Smart City Expo World Crongress 2022, o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, em Barcelona.

O evento tem público estimado de 24 mil visitantes, de 700 cidades diferentes, com 1.000 expositores e 400 palestrantes. De acordo com a organização do evento, o alcança do Smart City Expo World Crongress é de 140 países. 

Entre as empresas e outras instituições que receberam as autoridades, estão a Indra Company, uma das líderes mundiais em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação, a Barcelona Centre de Disseny, que atua com design e sustentabilidade, a DFactory, ferramenta de apoio à digitalização de empresas espanholas e promoção do desenvolvimento da indústria 4.0 (caracterizada pela automação e pela interneconexão de sistemas via internet), a Tech Barcelona, de fomento ao empreendedorismo e investimentos, e a  Associação Internacional de Cidades Educadoras.

O grupo organizado pela Famurs está inserido na comitiva brasileira na Espanha, que tem representantes de mais de 200 municípios. 

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e da Famurs)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn