Paralelo 29

RS intensifica monitoramento da covid após identificar duas subvariantes de alta transmissão

Foto: Tânia Rêgo, Agência Brasil

O Gabinete de Crise, que trata da covid-19 no Rio Grande do Sul, demonstrou preocupação após a identificação de duas subvariantes do coronavírus com alta possibilidade de transmissão, a BQ.1 e BE.9, mas não verificou necessidade de emitir avisos ou alertas. O Grupo de Trabalho, coordenado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), se reuniu na tarde desta quarta-feira (23).

Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), os números de casos positivos, acumulados em sete dias, triplicaram no Estado, passando de um pouco mais de 1 mil, no início de novembro, para os atuais 4,6 mil. As internações clínicas aumentaram de 78 para 181, e nas UTIs a elevação de internações foi menor, de 20 para 36 casos. As mortes não apresentam elevação significativa.

“Se replicarmos as taxas de internações de outros países que tiveram a incidência da BQ.1, não veremos picos semelhantes ao que tivemos em 2020 e 2021. Mas manteremos o monitoramento caso a perspectiva se altere”, afirmou o diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Pedro Zuanazzi.

As recomendações das autoridades sanitárias são de estar em dia com a vacina e manter os cuidados e medidas não-farmacológicas, como uso de máscara em caso de sintomas gripais, álcool gel para higienizar as mãos, entre outros.

“Vamos seguir divulgando a necessidade de se estar com o ciclo vacinal completo para combater a covid-19. Essa é a principal medida para reduzir as contaminações e efeitos da pandemia”, ressaltou a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

Em razão das novas subvariantes e do aumento de casos no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. O governo do RS, por meio da SES, emitirá uma nota técnica sobre o assunto.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn