Paralelo 29

Transformando metal em ouro

Foto: Canção.com

FABIO S. VASCONCELOS – DESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA

A vida é curta e todos estamos sujeitos a limitações de tempo e de energia. Alguns estudiosos do COMPORTAMENTO HUMANO afirmam que em geral os anos mais criativos dessa jornada se estendem dos 20 até o fim da casa dos 50. Razão pela qual existe uma singular importância para dinamizar os campos de aprendizado: Um MENTOR.

Talvez, por falta de OPORTUNIDADE, muitos não encontram seus mentores fisicamente, mas alguns podem reconhecê-los por meio de livros, e também da própria prática ou de orientações ocasionais de outras pessoas. As orientações de mentores em LIVROS nem sempre são talhadas para as suas circunstâncias e peculiaridades; elas tendem a ser generalistas.

Algo que quando se tem menos vivência, fica difícil pôr em prática. Também se pode aprender com a EXPERIÊNCIA, mas talvez só depois de alguns anos se compreenda plenamente o significado do que aconteceu.A razão pela qual se precisa de um mentor é simples: Os mentores não oferecem ATALHOS, mas dinamizam o PROCESSO.

Eles inevitavelmente tiveram seus próprios mentores, que lhes proporcionaram um conhecimento mais profundo de seus campos de atuação. Suas experiências podem oferecer lições e estratégias inestimáveis a serem aprendidas. O conhecimento deles podem afastar de atalhos ou de erros desnecessários.

Mas a atenção para um ponto que é FUNDAMENTAL. Com essa conexão de mão dupla, ambos se abrem um para o outro com uma intensidade que vai além da dinâmica normal.

Quando você admira alguém, você presta mais atenção. Possibilitando um aprendizado mais profundo, que vai além da absorção frívola de CONHECIMENTO e também inclui um estilo e uma forma de pensar geralmente poderosos.

Por outro lado, por causa do VÍNCULO EMOCIONAL, os mentores tendem a revelar mais segredos aos pupilos que a outras pessoas. Esse é o ingrediente que torna o aprendizado mais rico e eficiente.

O conhecimento necessário para se tornar um mentor existe! Ele é como uma pedra filosofal, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Esse conhecimento precisa ser estimulado e ganhar vida dentro de nós. Um MENTOR atua como uma pedra filosofal, e por meio da interação aquece e anima o conhecimento, transformando algo dentro de você em OURO…

Até que você se torne o MENTOR de alguém…

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn