No momento, o piso de concreto está sendo lixado para evitar que as pessoas resvalem. Obra esteve paralisada e projeto foi retomado no ano passado
A Prefeitura de Santa Maria reafirmou que pretende entregar a obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia em junho deste ano. A previsão foi confirmada ao Paralelo 29 por meio da Secretaria Extraordinária de Comunicação. O projeto de reforma do espaço foi retomado em junho do ano passado, depois de um período de paralisação por conta da pandemia de covid-19.
“As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos explicam que a previsão de entrega da obra do Calçadão é em junho deste ano. Até o momento não há mudança no cronograma de serviços”, informou a pasta de Comunicação ao Paralelo 29.
Lixamento do piso
Desde domingo (15), a Prefeitura avança em duas frentes na obra. Uma equipe trabalha no lixamento do piso para aumentar a porosidade e, assim, garantir a segurança para os pedestres.
Como o piso estava muito liso era fácil resvalar, o que gerou reclamações de santa-marienses. Após essa etapa, que ocorrerá em toda a extensão do Calçadão, será realizada a pintura do piso. Segundo a Prefeitura, o piso já concretado está sendo lixado com uma máquina que aumenta a porosidade do concreto. Como o lixamento provoca poeira, o serviço está sendo executado à noite, depois que as lojas do Centro estão fechadas e a circulação de pessoas é menor.
A Prefeitura alerta que, apesar de o local estar sinalizado, é importante que as pessoas que acessam o Calçadão tenham cuidado em toda a extensão, em razão da obra não estar concluída.
Etapas que ainda faltam
O secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, explica que os serviços de acabamento no piso ainda não foram realizados, sendo os últimos a serem executados. Porém, ao final, o piso estará em condições de uso.
“A pintura será uma das últimas atividades a serem executadas dentro da obra, pois faz parte das etapas de acabamento conferindo a dupla função: proteção ao piso de concreto e aumentando a vida útil e a melhoria do atrito entre os calçados e a superfície do piso, causando sensação de conforto e segurança”.
“Antes de ser executada, ainda teremos o término da construção das floreiras e dos bancos, dos sistema de irrigação, elétrico e iluminação, aterramento das floreiras, plantio de plantas, instalação da madeira plástica ao redor das floreiras e nos decks. Por fim, a pintura da paginação do piso para finalizar a obra, que serão em duas tonalidades de cinza no piso”, antecipa o secretário Gomes.
Além da etapa de lixamento do piso, outra frente equipe trabalha desde o início do mês no quadrante em direção à Rua Floriano Peixoto, além dos bordos próximos aos estabelecimentos comerciais.
Custo é de R$ 3,66 milhões
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras, entre outros serviços.
Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo. O investimento total do Município é de R$ 3,66 milhões.
No trecho que fica próximo à sede da Caixa Econômica Federal, ou seja, no primeiro quadrante da obra, e no segundo e terceiro quadrante, os serviços já foram concluídos e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres.
Por fim, a Prefeitura de Santa Maria informa que ainda será feito o acabamento no piso de concreto para deixar o visual mais moderno e em conformidade com o projeto estrutural e paisagístico que terá em toda a extensão do novo Calçadão.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)