Prefeito Jorge Pozzobom esteve em Porto Alegre para encaminhar demandas de Santa Maria. Além disso, governo prometeu reforço policial para a festa
O governador Eduardo Leite (PSDB) garantiu ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) a disponibilização de um helicóptero e reforço policial para a Calourada Segura 2023, tradicional festa de recepção aos novos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que ocorrera de 20 a 23 de março, na Gare.
A promessa foi feita nessa terça-feira (24) na primeira reunião entre o novo governo estadual e o Executivo municipal de Santa Maria. O encontro, realizado no Palácio Piratini, também teve a presença do vice-prefeito, Rodrigo Decimo (União Brasil), e do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.
Pozzobom e Decimo foram a Porto Alegre encaminhar demandas de Santa Maria, entre elas o pedido de apoio para a festa universitária.
Eles pediram pessoalmente a Leite reforço dos órgãos de segurança que dependem da autorização do Estado para integrarem o efetivo que fará a segurança da Calourada Segura.
Além do helicóptero para sobrevoar a área, o governador garantiu a instalação de uma plataforma de observação elevada para o Pelotão de Operações Especiais (POE), a tropa de elite da Brigada Militar e reforço de efetivo para o evento, que também contará com policiais civis, policiais federais, policiais rodoviários federais, guardas municipais e agentes de trânsito.
Tradicionalmente, a festa dos bixos da UFSM era realizada na Praça Saturnino de Brito, também conhecida como Praça da Corsan para os mais antigos e como Praça do Brahma para as gerações mais novas. A Praça fica em uma região mais central do Bairro Centro, no limite com o Bairro Bonfim.
Já o novo local, embora pertença ao Bairro Centro, fica numa área mais afastada, que faz limite com o Bairro Itararé, zona Nordeste, e com o Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na zona Norte de Santa Maria. A região tem pouco movimento e é pouco policiada, o que aumenta a preocupação.
Na 8ª edição, em abril do ano passado, a Calourada Segura reuniu 32,9 mil pessoas em quatro dias de evento na Saturnino e nos arredores. Além do reforço policial, 16 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) existentes nas imediações ajudaram no monitoramento.
Conforme informações da Prefeitura, à época, 90 agentes de segurança, de trânsito e de fiscalização atuaram no policiamento da área. A Brigada Militar mandou um efetivo de 45 brigadianos. Nos quatro dias de festa, funcionários do setor de limpeza recolheram 3,5 toneladas de lixo.
Outro número da 8ª edição foi o número de autuações de trânsito e outros, que chegou a 354. Os agentes realizaram 45 testes de etilômetro (bafômetro), recolheram um veículo e apreenderam uma carteira de motorista.
(Com informações do governo do RS e da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)