FABIO S. VASCONCELOS – DESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA
Diante dos grandes desafios da vida de um LÍDER é imperativo ser capaz de comunicar suas ideias para as pessoas, e ainda ser capaz de alterar o comportamento delas.
Comunicação de liderança é uma forma de guerra. Seus interlocutores estão naturalmente na defensiva, e querem ser deixados em uma zona de conforto com seus preconceitos e crenças preexistentes.
Essa SOFT SKILL é uma que retrata que quanto mais você penetra em suas defesas, quanto mais você ocupa o espaço mental deles, melhor é sua comunicação. A comunicação verbal com os interlocutores do líder é uma espécie de XADREZ.
Não podendo ser tão direto na ação, para não tornar os alvos mais resistentes, é necessário ser estratégico. Muitas vezes o líder aprende a avançar indiretamente e de forma não convencional, persuadindo os interlocutores a baixarem suas defesas – atingindo suas emoções, alterando a experiência delas, com imagens, SÍMBOLOS PODEROSOS e pistas sensoriais viscerais.
Segundo o cineasta Alfred Hitchcock, para um líder se comunicar de um modo profundo e real, é preciso levar as pessoas de volta à INFÂNCIA, quando eram menos defensivas e mais impressionadas por sons, imagens, ações, em um mundo de comunicação pré-verbal.
Requer falar em uma LINGUAGEM composta de ações, todas estrategicamente destinadas a afetar os humores e emoções das pessoas, o que elas menos podem controlar.
É no terreno das emoções que descansam as forças dos sons, imagens, sensações…
O líder pode ter IDEIAS BRILHANTES, do tipo que é capaz de impactar o mundo, mas, a não ser que saiba expressá-las bem, essas ideias não terão força, nenhum poder para entrar convencer pessoas, de forma profunda e transformadora.
Assim, o foco não está no líder ou na necessidade que ele sente de expressar o que tem a dizer, mas para a condução da sua AUDIÊNCIA… É nesse momento que ele conduz os LIDERADOS a voltar à infância…