Cinco dos 21 vereadores da atual legislatura em Santa Maria não irão concorrer à reeleição no pleito municipal de 15 de novembro. Três deles disputarão outros cargos: o médico e militar Francisco Harrisson (MDB), Dr Francisco; o radialista Luciano Guerra (PT) e o agricultor Marion Mortari (PSD). Os outros dois desistiram de qualquer candidatura: o comerciante Leopoldo Ochulaki (MDB), Alemão do Gás; e a professora Marta Zanella (MDB) estarão fora das urnas. Como reflexo das decisões desses parlamentares, há 13,4 mil votos sobrando para serem disputados por aspirantes ao Legislativo.
Vereadores candidatos a prefeito e vice
Mais votado no pleito de 2016, Guerra disputará a prefeitura e terá Mortari, o segundo parlamentar mais votado nas eleições municipais passadas, como vice na chapa. Dr. Francisco, que foi o segundo mais votado da bancada emedebista e ficou entre os 12 parlamentares mais votados, será candidato a vice na chapa do engenheiro civil e professor Sérgio Cechin (Progressistas), atual vice-prefeito.



Dos cinco vereadores que não estarão na próxima legislatura, Alemão do Gás é o único que mudou de partido. Ele foi eleito pelo PSB e trocou de sigla em março deste ano. A professora Marta Zanella foi a última em termos de voto em 2016 na disputa à Câmara e passou a maior parte do mandato no Executivo, como secretária de Cultura.


Eles estarão fora da Câmara
FRANCISCO HARRISSON, DR FRANCISCO
– Eleito pelo MDB com 2.167 votos
– Vai concorrer a vice-prefeito
LEOPOLDO OCHULAKI, ALEMÃO DO GÁS
– Eleito pelo PSB com 2.067 votos, este ano foi para o MDB
-Não vai disputar nenhum cargo eletivo
LUCIANO GUERRA
– Eleito pelo PT com 4.215 votos
– Vai concorrer a prefeito
MARION MORTARI
– Eleito pelo PSD com 3.568 votos
– Vai concorrer a vice-prefeito