Paralelo 29

Estiagem: comitiva gaúcha encaminha pedido de socorro ao governo federal

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Ministro Paulo Pimenta, da Secom, recebeu integrantes do governo do Estado

Uma comitiva do governo gaúcho iniciou esta semana, em Brasília, uma série de agendas junto a órgãos federais para articulação de ações de enfrentamento à estiagem no Rio Grande do Sul.

A primeira reunião ocorreu ontem, segunda-feira (6), com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta. O ministro, que é gaúcho de Santa Maria, recebeu dados sobre os prejuízos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul.

QUEM INTEGRA A COMITIVA GAÚCHA

  • Ronaldo Santini, secretário estadual de Desenvolvimento Rural
  • Beto Fantinel, secretário estadual de Assistência Social
  • Luciano Boeira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil
  • Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, subchefe da Defesa Civil Estadual

Pimenta promete encaminhar demandas a Lula

Pimenta se comprometeu a levar o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7) e disse que o governo federal está comprometido a ajudar o Estado na questão da estiagem.

Atualmente, 254 municípios declararam situação de emergência, entre eles Santa Maria, cidade onde o ministro tem base eleitoral. Do total de municípios em situação de emergência, 237 já têm Decreto de Situação de Emergência e 125 receberam a homologação por parte dos governos estadual e federal.

Distribuição de água e prevenção contra a seca

A comitiva gaúcha solicitou a inclusão do Estado em políticas públicas que ofertam ações complementares de apoio à distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca.

Para isso, seria preciso uma alteração em uma portaria de julho de 2012 do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que prevê esse tipo de socorro às populações do semiárido nordestino e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A comitiva também busca investimentos na área de prevenção à estiagem e ações de resposta que garantam o acesso à água potável e segurança alimentar e nutricional para famílias em vulnerabilidade social, especialmente os povos e comunidades tradicionais.

Ministro Paulo Pimenta recebeu comitiva do governo gaúcho em Brasília nessa segunda-feira/Foto: Lucas Lefta/Divulgação

Reuniões com mais três ministros

A comitiva terá outros compromissos na capital federal até amanhã, quarta-feira (8), entre elas reuniões com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o gaúcho Edegar Pretto, ex-deputado estadual pelo PT.

Há, também, a previsão de audiências com três ministros: Carlos Fávero, da Agricultura e Pecuária; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn