Número de óbitos desde o início da pandemia chega a 1.007 no município
A Prefeitura de Santa Maria confirmou nessa sexta-feira (17) mais duas mortes associadas à covid-19 no município, que passa a contabilizar 1.007 óbitos desde 14 de maio de 2020, primeiro ano da pandemia.
As duas mortes ocorreram no início do mês e só ficaram notificadas agora. As vítimas são duas idosas com mais de 90 anos, ambas portadoras de cormobidades. Uma delas estava com o quadro vacinal incompleto contra a covid-19.
Uma delas começou a apresentar sintomas ainda no ano passado, na véspera do Natal, e foi internada, em dezembro, no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, onde morreu, em 1º de março.
BOLETIM DE ÓBITOS DA COVID – 17 DE MARÇO DE 2023
- Mulher, 91 anos, com registro de diabetes mellitus. Começou com os sintomas em 24 de dezembro de 2022 e recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19 em 26 de dezembro. No mesmo dia, foi internada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Não deu entrada na UTI. Conforme registro, estava com o quadro vacinal contra a covid-19 completo. Morreu em 1º de março
- Mulher, 92 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica. Em 12 de janeiro de 2023, teve os primeiros sintomas e, no dia seguinte, 13 de janeiro, recebeu o diagnóstico positivo para covid-19, sendo internada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Foi transferida para a UTI em 16 de janeiro. Conforme registro, a paciente estava com o quadro vacinal contra a covid-19 incompleto. Morreu em 5 de março de 2023
Nesta semana, 2,3 mil receberam a bivalente
Conforme a Prefeitura de Santa Maria, somente nesta semana 2.386 pessoas de grupos prioritários receberam a dose bivalente da vacina contra a covid-19. As ações foram realizadas na noite de quinta-feira (16) e na manhã deste sábado (18).
A ação de quinta ocorreu na Associação Comunitária Tancredo Neves, no Bairro Tancredo Neves, na região Oeste da cidade, para idosos de 65 anos ou mais, grávidas, mulheres que tiveram bebê recentemente e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. Foram vacinas 579 pessoas.
Já neste sábado, a Secretaria de Saúde realizou ações no Clube Dores, para pedestres, e no estacionamento das Lojas Havan, para pessoas em veículos. foram vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, grávidas, mulheres que tiveram bebê recentemente e imunocomprometidos com 12 anos ou mais.
No Clube Dores, 903 santa-marienses receberam o imunizante bivalente. Na Lojas Havan, foram 904 pessoas foram vacinadas com a dose bivalente.
Mais doses bivalentes a partir de segunda-feira
Nesta segunda-feira (20), uma ação com dose bivalente ocorrerá, das 17h às 19h30min, no Clube 21 de Abril (Rua Anita Garibaldi, 11, no Bairro Itararé).
Na quinta-feira (23), a imunização com dose bivalente será realizada das 17h às 19h30min, na Associação Comunitária Tancredo Neves (Avenida Paulo Lauda, s/n, no Bairro Tancredo Neves).
E no próximo sábado (25), a vacinação com dose bivalente ocorrerá, das 9h ao meio-dia, na Capela São Paulo, localidade de Banhados, no distrito de Santa Flora, zona rural de Santa Maria.
Estas três ações são para idosos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. Os integrantes desses grupos precisam ter recebido, pelos menos duas doses ou mais, ou, ainda, a dose única, da vacina monovalente contra a covid-19 até 25 de novembro de 2022.
CONFIRA, aqui, a AGENDA DE VACINAÇÃO SEMANAL CONTRA A COVID EM SANTA MARIA.
O que é preciso para se vacinar
Para receber o imunizante, é preciso ter em mãos: carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF. Gestantes, puérperas e imunocomprometidos devem apresentar laudo, atestado, exame ou receita de medicação, entre outros.
Para esclarecer dúvidas sobre a dose bivalente ou para agendar a vacinação em pessoas acamadas, a população pode entrar em contato com o Setor de Imunizações da Secretaria de Saúde, pelo número (55) 99167-4172 (enviar mensagem no WhatsApp, sendo por áudio ou escrita).
(Com informações de Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)