ROBSON ZINN – ADVOGADO COM ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO COM ÊNFASE EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Eu já saí e voltei para Santa Maria. O coração do Rio Grande do Sul é o lugar que escolhi para constituir família e hoje quero falar sobre os atributos da nossa cidade.
Nesta semana, vivemos a recepção dos estudantes universitários: a Calourada. Tudo mudou. O encontro, que antes causava transtornos, foi realizado em lugar adequado e com estrutura.
Ao abraçar a causa, a Administração Pública investe no fortalecimento de sua história como cidade universitária. Também é necessário elogiar o aparato de segurança que protegeu os jovens.
A UFSM movimenta Santa Maria, falamos de 28 mil alunos. Crédito também às outras universidades que fazem de Santa Maria um pólo educacional. E, ainda falando na educação, embaixo de nossos pés, temos a relíquia arqueológica que eleva nossa cidade a vulto mundial.
O Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO é formado por nove municípios da região central e os trabalhos fazem justiça ao que pertence à região. Uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.
Outro ponto de extrema importância para Santa Maria é o contingente militar, o segundo maior do país. São cerca de 9,5 mil homens e mulheres nas Forças Armadas, distribuídos em 22 organizações militares.
Esforços foram feitos, mas a vinda da ESA falhou e a esperança de uma economia mais intensa, agitada pela chegada de mais 6 mil pessoas, que representava a ESA, foi por água abaixo, mas este é outro assunto. Os dias de Santa Maria são habitados por pessoas de fora e sotaques de todo o Brasil chegam a nossos ouvidos, tanto estudantes quanto militares.
Santa Maria tem muito a melhorar em infraestrutura, saúde e outros requisitos básicos. Mas as qualidades dessa cidade precisam ser elevados e ainda destaco o turismo.
A Quarta Colônia de Imigração Italiana é o potencial econômico da região. Isso se reflete no complexo de moradias e business do Recanto Maestro, com restaurantes, águas termais e, claro, educacional de referência no centro do Estado. Como já disse, precisamos de muitos avanços, mas é inegável que Santa Maria é um expoente no Rio Grande do Sul.