CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
Um documentário intenso e revelador está chamando a atenção no streaming Netflix. O desaparecimento, em 1983, de uma adolescente chamada Emanuela Orlandi, filha de um funcionário do Vaticano, que até hoje continua um mistério e um caso sem solução.
O envolvimento do Vaticano, dos Papas, de cardeais, máfia e a tentativa de assassinato de João Paulo II são alguns dos panos de fundo dessa trama que parece um filme, mas é um fato real.
Muito real e muito perturbador, pois a família até hoje busca informações e aguarda um desfecho para o caso da menina.
Feita de maneira primorosa e muito bem estruturada, a série de 4 capítulos com uma hora de duração cada, traz depoimentos da família, de jornalistas que investigaram o caso, de policiais, de suspeitos e de envolvidos, mas ninguém que defenda ou acuse, de fato, alguém de dentro da estrutura religiosa do Vaticano.
O roteirista e diretor do documentário, Mark Lewis, conduz os depoimentos e apresenta as passagens históricas com seriedade e respeito aos sentimentos da família que sofre até hoje essa perda, que mudou suas vidas, marcando cada um com o trauma de ter alguém da família envolvido em um sequestro e desaparecimento pra sempre.
Filmes como O Poderoso Chefão III (1990), Código Da Vinci (2006) e Anjos e Demônios (2009) tocam superficialmente no assunto que predomina em toda história.
Grande destaque aos repórteres investigativos italianos que deram o rumo para o caso não se perder com o tempo e a família ficar “abafada” em sua dor.
Profissionais responsáveis com o ser humano e o uso de veículos de comunicação de forma séria e invejável, o que não acontece muito nos dias de hoje, infelizmente.
O Jornal impresso faz falta com sua credibilidade, pois ali ficava registrado, como um documento cada passo dos acontecimentos e neste da menina Emanuela Orlandi, a imprensa teve papel importante para a história não ficar no passado e, quem sabe, agora o Papa Francisco possa finalmente dar paz a essa família. Assista!!!
É um documentário fantástico, particularmente assisti as 4 horas em uma única noite, pois é uma obra responsável, bem produzida e um documento histórico imperdível.