Música ao vivo, feira e brechós movimentaram Praça dos Bombeiros neste domingo
O Dia Mundial da Conscientização do Espectro Autista foi celebrado na Praça João Pedro Menna Barreto, a Praça dos Bombeiros, no Bairro Bonfim, neste domingo (2). A ação ocorreu das 14h às 18h, e houve falas sobre o autismo, música ao vivo, exposição de bancas de artesanatos, produtos coloniais e brechós.
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e Saúde, com o apoio da Câmara de Vereadores, através da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Cidadania e Diretos Humanos.
Também fez parte da organização a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação de Familiares e Apoiadores dos Autistas de Santa Maria (Afaasm), a Associação Bem viver e o Projeto Te Acolhe.
“O intuito da ação de hoje é conscientizar sobre o autismo para que as pessoas vejam o trabalho que é feito e o quanto é importante estar ao lado dos autistas”, disse o presidente da Frente Parlamentar, vereador Admar Pozzobom (PSDB).
Bancas para arrecadar fundos
Os projetos que estavam com bancas na praça venderam seus produtos para arrecadar fundos e dar continuidade às atividades. A vice-presidente da Afaasm, Larissa Dorneles comentou a importância de ocupar os espaços da cidade em prol desta causa:
“A nossa celebração foi bastante acessível, principalmente por conta do som que foi um pouco mais baixo porque alguns autistas são mais sensíveis. Vamos levar informações sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA).”.
Neste sentido, algumas das falas durante o evento reforçaram quais são os sintomas do TEA, de modo a auxiliar na rápida identificação dos sinais e o encaminhamento a profissionais da área.
“Minha sobrinha estava com dois anos quando começamos a perceber que ela não nos olhava nos olhos e pouco tentava falar. Descobrimos ainda cedo e ela passou a ter o acompanhamento correto, o que fez toda a diferença”, contou a estudante Ingrid Da Hora.
(Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)