Paralelo 29

Seminário apresenta resultados de projetos de extensão da UFSM no Distrito Criativo Centro-Gare

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Os trabalhos abordaram diferentes áreas do conhecimento e realizaram suas atividades no perímetro do Distrito Criativo

O Seminário de apresentação dos resultados dos projetos de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Distrito Criativo Centro-Gare ocorreu, na tarde desta terça-feira (5), na Antiga Reitoria, na Rua Floriano Peixoto, Bairro Centro.

Foram mais de 10 projetos que apresentaram informações referentes ao que foi realizado no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no período de aproximadamente seis meses.

Como uma das especificações, o objeto de estudo precisava estar no território do Distrito Criativo Centro-Gare e atingir pelo menos um dos 17. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ver os resultados parciais e finais desses trabalhos foi gratificante. Importante termos a academia envolvida nessa construção coletiva para o crescimento de Santa Maria, com professores e alunos dedicados nos projetos que vão continuar em atividade mesmo após o término do edital”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que participou da atividade.

A diversidade dos trabalhos apresentados mostrou o quanto ainda pode ser feito no Distrito Criativo ou a partir dele, como é o caso de um jogo de tabuleiro que passa na região.

Além dele, outros temas foram abordados, a exemplo de um aplicativo de turismo local, um plano de mobilidade urbana para a Vila Belga, economia criativa, comunicação, arquivologia etc.

Foram investidos cerca de R$ 105 mil com recursos da UFSM. O valor envolveu o custeio de bolsas para os alunos, produção e materiais de divulgação. O pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa Filho, comentou o desempenho dos projetos:

“É uma participação variada e a ideia é sempre qualificar a participação da instituição neste grande objetivo que é a revitalização do Centro Histórico da nossa cidade”.

Segundo o pró-reitor, na próxima quinta-feira (6) haverá uma reunião do conselho de inovação da universidade que destina recursos à Pró-Reitoria de Inovação e para a Pró-Reitoria de Extensão, que serão investidos em um edital para fomentar novas ações no Distrito Criativo Centro-Gare. A expectativa é que nas próximas semanas o edital seja divulgado.

(Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn