Nova estratégia visa combater a proliferação do mosquito da dengue
A Prefeitura de Santiago utilizar um drone na guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O equipamento ajudará a Secretaria de Saúde a monitorar as piscinas sujas no município do Vale do Jaguari.
Além disso, fiscais, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão mobilizados para identificar responsáveis por imóveis com piscinas em abandono e sem tratamento.
O secretário municipal de Saúde, Éldrio Machado, enfatizou a importância da colaboração da população no combate à dengue.
“Identificadas situações, os proprietários serão notificados e as multas serão aplicadas. Caso não atendido e em reincidência, a situação poderá tornar-se intervenção judicial”, afirma Éldrio.
A intensificação dessas medidas de combate ao Aedes aegypti ocorre em um período em que o Rio Grande do Sul enfrenta vários surtos de dengue.
A Prefeitura de Santiago ressalta que a prevenção é a melhor forma de combater a doença, e lembra que a população deve fazer a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas casas.
(Com informações de Márcio Brasil – Prefeitura de Santiago)