Jogo de estreia contra o Fortaleza terminou em 1 a 1
Fora de casa, o Internacional estreou no Brasileirão 2023 com um empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, no Castelão, em Fortaleza (CE). Wanderson marcou o gol colorado na partida disputada neste sábado (15).
Agora, o time de Mano Menezes voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro só no próximo domingo (23), no Beira-Rio, também contra o Fortaleza. Antes disso, às 19h de terça-feira (18), o Colorado joga pela Libertadores contra o Metropolitanos-VEN.
Placar zerado antes do intervalo
O jogo deste sábado começou truncado, com o Fortaleza cavando seguidas faltas no corredor central de ataque. De uma dessas, Calebe levou perigo ao gol colorado. Frontal, a batida do meio-campista superou a barreira, mas foi seguramente espalmada por John.
Aos poucos, porém, o Internacional encaixou sua saída de jogo e, com qualidade, começou a superar a primeira linha de pressão dos donos da casa.
Melhor municiado, o cerebral Alan Patrick entrou no jogo – e com espaço para acionar a velocidade dos extremas Wanderson e Pedro Henrique, uma vez mais escalados como titulares.
Inspirado, Wand logo se transformou em um escape efetivo para o time de Mano Menezes, e teve a melhor chance do Inter no primeiro tempo. Aos 24, o camisa 11 bateu colocado, no rebote de bola afastada pela zaga, e tirou tinta do travessão tricolor.
O grande momento da etapa inicial pertenceu ao Fortaleza. Após bola cruzada da direita, Thiago Galhardo falhou em finalizar de primeira, mas conseguiu, mesmo deitado, arrematar na sequência. Caído no chão, Lucas Sasha ainda desviou a bola, complicando a vida de John. Mesmo deitado, o goleiro teve reflexo para dar um tapa e, debaixo das traves, salvar o Inter.
Inter abre a conta, mas o rival reage
O começo de segundo tempo pertenceu ao Inter. Logo no primeiro minuto, PH escapou pela direita e cruzou perigosa bola rasteira, que atravessou a extensão da área sem encontrar pé algum capaz de desviá-la para o gol. Depois, quem levou perigo foi Alemão.
Da intermediária de ataque, o centroavante percebeu que a forte chuva poderia complicar a vida de Fernando Miguel, e arriscou de fora. Seguro, o goleiro encaixou.
O ponto alto da pressão alvirrubra foi o gol, é claro. Craque, Alan Patrick voltou a brilhar com a camisa colorada, desta vez com assistência, e encontrou Wanderson livre na esquerda da área adversária.
Paciencioso, o atacante não temeu a aproximação do zagueiro, e enquadrou o corpo antes de definir. De chapa, mandou no canto, fora do alcance do goleiro.
A reação mandante foi imediata. Após escanteio batido da direita, a bola ficou viva na área do Inter até encontrar Tinga, que levou a posse até Moisés.
De frente para a meta, ele bateu forte e tirou do alcance de John. Na sequência, Johnny e, principalmente, Alemão deram trabalho para a zaga cearense.
Diante do desgaste de seus comandados, Mano recorreu ao banco, e promoveu três estreias com a camisa vermelha: Rômulo, Campanharo e Jean Dias (além deles, Lucca e Pena também saíram do banco).
Vojvoda também fez todas as substituições possíveis, e voltou seu time para o ataque. Seguro, John brilhou com pelo menos três intervenções providenciais, e assegurou o empate no Castelão.
Ouça: o gol de Wanderson na narração da Rádio Colorada
1
Ficha técnica:
Fortaleza (1): Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Hércules) e Calebe (Pikachu); Moisés (Guilherme), Thiago Galhardo (Pochettino) e Lucero (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Internacional (1): John; Igor Gomes (Rômulo), Vitão, Rodrigo Moledo e Renê; Gabriel Baralhas, Johnny (Campanharo), Pedro Henrique (Jean Dias), Alan Patrick (Carlos de Pena) e Wanderson; Alemão (Lucca). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Wanderson, aos 8’/2ºT (I). Moisés, aos 11’/2ºT (F).
Cartões amarelos: Mano Menezes e Rodrigo Moledo (I). Brítez e Guilherme (F).
Arbitragem: Edina Alves Batista (FIFA), auxiliada por Neuza Ines Back (FIFA) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA). Quarto árbitro: Adriano Barros Carneiro. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA).
Estádio: Castelão-CE.
(Com informações do Sport Club Internacional)