Paralelo 29

Arte na rua e apresentações musicais fazem parte da comemoração de 41 anos da Emaet

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Atividades que celebram o aniversário da escola vão até 10 de maio, com uma exposição de artes

O sábado (15) à tarde foi repleto de alegria na Rua Manoel Ribas, na Vila Belga, em Santa Maria. A Escola Municipal de Arte Eduardo Trevisan (Emaet) realizou uma série de intervenções artísticas para celebrar os 41 anos da instituição.

Foram ofertadas oficinas de arte, apresentações musicais e teatrais, feira de artes e feira de expositores do Brique da Vila Belga. As atividades integraram a programação especial “Criativos, escola e arte em movimento”, em alusão ao aniversário da escola.

“As ações que estamos promovendo são importantes para levar o que fazemos para fora da escola. Isto faz com que mais pessoas conheçam o Emaet, e queiram fazer parte”, diz a professora de música e coordenadora pedagógica, Jade Schneider.

A Emaet oferece gratuitamente arte, educação e cultura a crianças a partir dos 7 anos, adolescentes, adultos e idosos.

A escola possui cerca de 370 alunos e 31 turmas, sendo desenvolvidas atividades de música (violão, teclado, canto coral, e práticas musicais), artes cênicas (teatro, circo e malabares) e artes visuais (artes visuais, história da arte e escultura). O militar aposentado Jorge Rodrigues, 68 anos, é um dos alunos e conta que sempre foi interessado por teatro:

“Depois da minha aposentadoria voltei a fazer uma coisa que gostava desde a infância que é o teatro. Além disso, já fiz também aulas de percussão na escola. Para mim a Emaet é sinônimo de diversão”.

A escola

A  Emaet foi criada por um grupo de jovens estudantes do curso de artes com a proposta de atender gratuitamente pessoas que não tinham acesso à arte. Em 18 de março de 1982, foi inaugurada a “Escolinha de Artes do Município”. Inicialmente, a sede era junto ao Centro Cultural, hoje o Theatro Treze de Maio. Mais adiante, transformou-se em Instituto de Artes e hoje é a Escola Municipal de Artes.

A primeira diretora quando a escola passou a se chamar Emaet, professora Silvia Camargo, conta que passou 24 anos na instituição e é um marco em sua história profissional.

“Foram muitos anos envolvidas. Aqui eu aprendi a ser gente, a transformar a minha sensibilidade em arte e alegria para os outros. Como direção, aprendi muito com a parceria dos colegas, em um trabalho harmônico com os pais e alunos. Os 41 anos é um momento histórico e de grande valor”, conta a ex-diretora.

Na próxima quinta-feira (20), a escola participa da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A Emaet e seus fundadores devem ser homenageados. E de 26 de abril a 10 de maio, ocorrerá uma exposição de arte na sede do Legislativo santa-mariense.

(Por Gabriel Marques – da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn