Prefeitura de Santa Maria também precisará de autorização do Comando da Aeronáutica para fazer ajustes na pista do aeroporto
A Gol Linhas Aéreas confirmou ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e ao vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) que vai manter a linha que conecta Santa Maria e Uruguaiana a São Paulo. Desta vez, porém, a companhia fará o voo com um Boeing 737, com capacidade para 138 passageiros.
Com a nova aeronave, a viagem deverá ter redução de uma hora. A empresa disse, ainda, que há possibilidade de que o trajeto seja mudado de Congonhas para Guarulhos, caso não seja mais necessária a conexão com Uruguaiana.
“O aumento da oferta, com mais passagens, deve levar à redução do custo da passagem, e com viagens mais rápidas. Essas são duas boas notícias que fortalecem o futuro da aviação em Santa Maria”, diz o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Autorização da Aeronáutica
No entanto, para que a rota entre em operação serão necessários ajustes nos aeroportos de Santa Maria e de Uruguaiana. No caso de Santa Maria, a Prefeitura precisa, agora, de autorização do 5º Comando da Aeronáutica (Comaer), já que divide o aeroporto com a Base Aérea.
Essa autorização é necessária para que seja emitido um PNC temporário, que classifica a capacidade de resistência da pista. Enquanto isso, o estudo da pista é finalizado, o que deve levar cerca de 70 dias.
Com a autorização também da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as passagens começarão a ser ofertadas depois de 30 dias. A expectativa era que os voos fossem retomados a partir de 9 de maio.
“Foi uma conversa extremamente importante para o desenvolvimento econômico de Santa Maria e que vai nos ligar com o mundo inteiro. São ajustes e mudanças que virão para melhorar os voos de Santa Maria a São Paulo”, avaliou o prefeito Jorge Pozzobom.
Governo estadual nas negociações
Pozzobom e Decimo viajaram a Porto Alegre acompanhados da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, para a reunião com executivos da Gol.
O governo do Estado participou das negociais com os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Juvir Costella (Transportes) e pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes (PP), que também é presidente da Frente Parlamentar de Aviação.
O encontro das lideranças com a Gol se deu para que fossem encontradas alternativas para a permanência da linha Congonhas-Santa Maria-Uruguaiana, uma vez que a companhia havia anunciado, no início do mês, que deixaria de oferecer essa rota.
(Com informações de Gabriel Marques -Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)