Jovem de 25 anos com quadro vacinal incompleto é uma das vítimas
A Prefeitura de Santa Maria confirmou nesta segunda-feira (24) mais quatro mortes em decorrência da Covid-19 no município. Com esses óbitos, Santa Maria já registra 1.011 vítimas fatais do coronavírus desde o primeiro ano da pandemia.
A última vez que a Prefeitura de Santa Maria havia divulgado mortes decorrentes da covid-19 foi em 17 de março, quando dois óbitos foram noticiados.
No comunicado desta segunda-feira, a vítima mais nova é uma jovem de 25 anos, que não tinha feito todas as vacinas contra a covid-19. Das quatro vítimas, apenas uma idosa de 93 anos estava com o quadro vacinal completo contra o coronavírus.
AS VÍTIMAS DO BOLETIM DE 24 DE ABRIL DE 2023
- Homem, 66 anos, sem registro de comorbidade. Em 31 de janeiro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia seguinte, deu entrada na UTI do Hospital de Santiago. Não há registro de vacinação do paciente contra a covid-19. Morreu em 28 de fevereiro
- Mulher, 93 anos, com registro de doença neurológica crônica e hipertensão arterial. Em 22 de março, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Conforme registro, a paciente estava com o quadro vacinal contra a covid-19 completo. Morreu em 3 de abril
- Mulher, 25 anos, com registro de imunodeficiência e doença renal crônica. Em 2 de abril, teve o diagnóstico positivo para a covid-19. Em 5 de abril, deu entrada na UTI do Hospital Regional. Conforme registro, a paciente estava com o quadro vacinal contra a covid-19 incompleto. Morreu em 5 de abril
- Homem, 98 anos, sem registro de comorbidade. Em 8 de abril, teve o diagnóstico positivo para a covid-19, dando entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Conforme registro, o paciente estava com o quadro vacinal contra a covid-19 incompleto. Morreu em 10 de abril
Vacinação derrubou números negativos da covid
De acordo com os dados do boletim epidemiológico da Prefeitura de Santa Maria, desde o início da pandemia 91.052 casos positivos de covid-19 foram registrados na cidade.
Desse total, 89.982 pacientes são considerados curados. No entanto, essa estatística não leva em conta casos de pessoas que ficaram com sequelas após a doença.
A redução drástica do número de mortes é resultado inquestionável da vacinação da população. No boletim epidemiológico desta segunda-feira consta que Santa Maria tem 60 casos ativos de covid-19 (que são pessoas que ainda podem transmitir o vírus), um número bastante pequeno em relação ao auge da pandemia, quando a cidade registrava mais de 300 casos.
A Secretaria de Saúde segue com a vacinação. A agenda da semana em Santa Maria pode ser acessada aqui. A população também pode acompanhar a situação vacinal da cidade pelo vacinômetro.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)