Paralelo 29

Negligente ou negligenciado

Foto: Lexica.art

FABIO S. VASCONCELOS – DESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA

O senso de PERTENCIMENTO é uma necessidade humana fundamental que ajuda os indivíduos a se sentirem conectados a um grupo ou comunidade, o que, por sua vez, proporciona um senso de identidade e propósito.

Pertencer a um grupo pode promover uma sensação de apoio, aceitação e segurança, essenciais para o bem-estar EMOCIONAL. A ausência desse sentimento pode levar a sensações de isolamento, solidão, angústia e depressão.

Infelizmente, muitos adolescentes hoje são negligenciados em seus esforços para cultivar um sentimento de pertencimento. Na sociedade de hoje, os jovens enfrentam muitos desafios que podem fazer com que se sintam desconectados de seus meios sociais.

É nítido e muito preocupante que as mídias sociais e a tecnologia facilitaram a comunicação entre as pessoas, mas também contribuíram para uma cultura de relacionamentos e COMPARAÇÕES SUPERFICIAIS, gerando muita comunicação e com muito pouca conexão afetiva.

Como resultado, muitos desses jovens lutam para formar conexões mais significativas com os outros e sentir um sentimento de pertencimento.

Maslow, em sua pirâmide de necessidades humanas, já apontava em meados do século passado para a necessidade fundamental de “SOCIALIZAÇÃO”… Sem que essa necessidade crucial seja atendida, eles podem se tornar vulneráveis a influências e comportamentos negativos, tóxicos e perigosos.

Além da falta de senso de pertencimento, os adolescentes e jovens de hoje também são muitas vezes NEGLIGENCIADOS em seus esforços para cultivar valores virtuosos.

Em uma sociedade que valoriza muito a projeção da imagem “perfeita” e “reconhecimento” digital e material, virtudes como honestidade, empatia e gentileza podem ser subestimadas ou negligenciadas.

Priorizando o desenvolvimento desses valores, esses jovens podem formar conexões significativas com outras pessoas e CONTRIBUIR positivamente para o meio social ao qual estão inseridos, por meio de iniciativas que promovam o engajamento pessoal, conexão e a responsabilidade.

Ensinar sobre a responsabilidade da contribuição na vida do outro é um imprescindível para a formação de um propósito existencial e de pertencimento, tanto para NEGLIGENTES quanto para negligenciados…
Quem é VOCÊ nesse momento, negligente ou negligenciado?

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn