Paralelo 29

No primeiro dia de Coleta Seletiva, Prefeitura recolhe 2,5 toneladas de material para triagem

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

As ações que fazem parte do programa Descarte Legal seguem durante a semana, de acordo com o cronograma da Asmar

No primeiro dia de coleta seletiva em Santa Maria, nesta segunda-feira (8), a Prefeitura contabilizou o recolhimento de 2,5 toneladas de material bruto para reciclagem.

A movimentação na Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) começou cedo e, bem antes do dia raiar, uma equipe se deslocou para o Bairro Tancredo Neves.

Durante toda a manhã, o caminhão da Asmar percorreu as principais ruas e recolheu 2,5 toneladas, que correspondem a 2,5 mil quilos de material bruto para triagem. As ações que fazem parte do programa Descarte Legal seguem durante a semana, de acordo com o cronograma da Asmar (lista, abaixo).

O superintende de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, engenheiro civil Ivan Nazaroff, que está à frente da iniciativa, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, acompanhou este primeiro dia de trabalho e faz uma avaliação positiva.

Segundo Nazaroff, a adesão dos santa-marienses foi bem significativa. A coleta começou às 6h30min e se encerrou às 11h. Foi coletado todo tipo de material, principalmente papelão. Ainda nesta segunda está prevista a coleta no Bairro Medianeira, com início às 19h.

Os moradores devem estar atentos, pois o material reciclável deve estar devidamente separado dos resíduos orgânicos para não haver contaminação, podendo, em alguns casos, inviabilizar a seleção e posterior destino à reciclagem.

“Mais uma vez, convidamos os moradores de Santa Maria a aderirem à Coleta Seletiva, separando corretamente seus resíduos e dispondo-os de forma adequada na frente de suas casas no dia da coleta. De acordo com o cronograma, a Asmar passará na casa dos contribuintes recolhendo os materiais e dando o destino correto”, reforça Nazaroff.

Programa Descarte Legal

O programa Descarte Legal teve início em 2019 com o propósito de oferecer à população um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo).

A iniciativa foi ampliada e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos (em áreas públicas que recebem descarte irregular) e, a Coleta Seletiva, que teve início nesta segunda.

No dia 18 de abril deste ano, a Prefeitura de Santa Maria apresentou para a imprensa, instituições ligadas à coleta de resíduos e demais convidados, a nova etapa do Programa Descarte Legal, que inclui todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município. O serviço será feito por meio de contrato entre o Executivo e a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) de Santa Maria.

Conforme cronograma da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar), o serviço ocorrerá de duas formas: Porta a Porta e Ponto a Ponto, de segunda-feira a sábado (lista, abaixo, de bairros e dias). A iniciativa integra o programa Descarte Legal. 

A Coleta Seletiva na modalidade Porta a Porta é aquela em que o caminhão da Asmar passará semanalmente em todas as vias de determinado bairro coletando os resíduos propriamente armazenados e dispostos em frente aos imóveis.

Já a Ponto a Ponto será realizada por meio de agendamento, contemplando, neste primeiro momento, condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais de todas as regiões da cidade desde que cadastrados pela Prefeitura.

O agendamento deve ser feito pelos próprios condomínios e estabelecimentos comerciais em contato com o canal Linha Verde ou diretamente com a Asmar, pelo telefone (55) 98111-0146. No site da Prefeitura, há todo o passo a passo de como fazer o agendamento.

O Descarte Legal também conta com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar) e da Universidade Franciscana (UFN). 

SAIBA MAIS

O portal Descarte Legal apresenta informações sobre dias e horários da Coleta Domiciliar nos bairros e na área central de Santa Maria, bem como as informações sobre a Coleta Seletiva, que terá início em 8 de maio, pela Asmar, com o cronograma de dias da semana nos bairros contemplados neste primeiro momento e os turnos de recolhimento dos resíduos (veja mais detalhes abaixo).

Além de informações sobre a Coleta Seletiva, o site do Descarte Legal também traz uma lista sobre onde destinar bens inservíveis. A lista mostra onde os resíduos podem ser descartados, ou quais empresas devem ser contatadas para o recebimento desses materiais.

ROTEIRO DE COLETA SELETIVA: PORTA A PORTA

COLETA DIURNA
Bairros e dias:

Tancredo Neves – segunda e quarta-feira
Camobi – terça e quinta-feira, e sábado
Pinheiro Machado – quarta e sexta-feira

COLETA NOTURNA
Bairros e dias:

Nossa Senhora Medianeira – segunda-feira
Nossa Senhora de Lourdes – terça-feira
Nonoai e Noal – quarta-feira
Nossa Senhora das Dores – quinta-feira
Patronato e Duque de Caxias – sexta-feira
Menino Jesus e Nossa Senhora do Rosário – sábado

O QUE PODE SER DESCARTADO NA COLETA SELETIVA

  • Plásticos em geral: copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (de refrigerante, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC e embalagens de produtos de limpeza
  • Papel e papelão: jornais e revistas, folhas de papel, cartolinas e papel-cartão, rascunhos. Importante: não amasse nem molhe os papéis
  • Vidros: embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédios vazios). Lembre-se de embrulhar bem os vidros quebrados em caixas ou garrafas pet para evitar acidentes
  • Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante e de cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex (sem resíduos orgânicos), tubos de desodorante e enlatados
  • Sucatas: de ferro, cobre e arame
  • Embalagens de Tetra Pak: embalagens de suco, leite e iogurte
  • Óleo de cozinha: devidamente acondicionado em garrafas pet, bem fechadas
  • Eletrônicos: CPU’s, estabilizadores, nobreaks, placas eletrônicas em geral, celulares, tablets, notebooks, fios e impressoras

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn