A partir de investigação iniciada na cidade, Polícia Civil gaúcha prendeu cinco suspeitos na capital paulista e no interior
Uma pessoa idosa de 64 anos, moradora de Santa Maria, teve um prejuízo de R$ 192 mil ao ter seu cartão de débito e crédito clonado por um grupo de estelionatários do Estado de São Paulo. Cinco golpistas já estão presos.
Em 1º de abril do ano passado, ela recebeu uma ligação informando que sua conta bancária havia sido invadida e foi orientada a baixar um aplicativo. A partir daí os golpistas tiveram acesso à conta bancária.
Na manhã desta quarta-feira (10), policiais civis do Rio Grande do Sul prenderam cinco suspeitos na capital paulista e nas cidades de Cajamar, Ilha Comprida e Pariquera -Açu, no interior daquele Estado.
Coordenada pela delegada Débora Dias, da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria, a Operação Tricksters cumpriu 23 ordens judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão. Todos foram cumpridos.
A partir do registro do golpe na DPICOI, os policiais começaram uma investigação que durou 10 meses, até que os golpistas fossem identificados e presos.
QUEM FOI PRESO
- 5 suspeitos, sendo 4 homens com idades de 22, 26 e 39 anos e 1 mulher com 32 anos, todos localizados nos bairros Limão e Vila Maria Luíza, em São Paulo (SP) e em Cajamar (SP)
O QUE FOI APREEDIDO
- 3 telefones celulares
- 24 cartões bancários
- 2 máquinas de cartão
- 2 CPUs
- Dinheiro
COMO FUNCIONA O GOLPE
- O golpe crime se enquadra na modalidade do golpe do cartão clonado
- Golpistas ligam ou mandam mensagem para o telefone da vítima passando-se por funcionário do banco e dizem estar passando informação sobre compras indevidas com o cartão ou que a conta da vítima teria sido invadida
- A partir daí, os golpistas induzem a vítima a baixar o aplicativo “anydesk”, informando que seria um antivírus, mas que na verdade trata-se de um aplicativo que autoriza o acesso remoto ao celular da vítima e, consequente ao aplicativo do banco
- Assim, os golpistas passam a fazer transferências bancárias e empréstimos com o cartão da vítima
O GOLPE EM SANTA MARIA
- A vítima de Santa Maria é uma pessoa idosa, de 64 anos (a DPICOI não informou se é homem ou mulher)
- Golpistas entraram em contato com a vítima e mentiram que a conta dela havia sido invadida e a orientaram a instalar o aplicativo “anydesk”
- A dato do fato foi 1º de abril do ano passado, quando começaram as ligações
- O prejuízo à pessoa moradora de Santa Maria foi de R$ 192 mil
Operação Trapaceiros
No total, as Polícia Civil prendeu quatro homens e uma mulheres nos bairros Limão e Vila Maria Luíza, na capital São Paulo, e em Cajamar. Na ação, os agentes prenderam três celulares, 24 cartões bancários, máquinas de cartão, equipamentos de informática e dinheiro.
A Operação Tricksters (trapaceiros) contou com 11 policiais civis do Rio Grande do Sul e 24 de São Paulo com apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Projeto M.O.S.A.I.C.O. O apoio viabilizou o trabalho integrado entre as polícias civis do Rio Grande do Sul e de São Paulo.