Paralelo 29

PARALELAS: Dom Leomar quer Universidade Franciscana “mais católica”

Vestibular 2023 UFN/Foto: Julia Buttignol, Central Sul Agência de Notícias

No retorno da Coluna Parelelas, o futuro da UFN, Pimenta e o MST e o general “petista” que serviu em Santa Maria e região

Uma reunião ocorrida em 11 de maio entre o arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, e a alta cúpula da Universidade Franciscana (UFN), passou despercebida pela mídia local ou pelo menos não teve a repercussão merecida. Afinal, não foi pouco o que foi discutido entre as quatro paredes e que poderá ter impacto na educação regional em médio prazo.

O líder regional da Igreja Católica e a irmã Iraní Rupolo, reitora da UFN, foram as personagens principais do colóquio destinado a “aprofundar discussões e respeito de temas ligados à Universidade Católica de Direito Diocesano”.

Pontos-chave na discussão…

O site da UFN divulgou que o assunto central tratou de “pontos-chave que identificam a UFN como uma Universidade Católica”. O ponto principal é a concepção, na teoria e na prática, da UFN com instituição educacional de posicionamento cristão-católico, inclusive em termos documentais e de gestão.

No ano passado, a UFN agregou o título de Universidade Católica de Santa Maria com o reconhecimento da Arquidiocese. Isso significa que ela passa a conduzir a atividade acadêmica segundo os fundamentos do Evangelho, alinhada com os preceitos católicos.

Um documento de 9 de janeiro de 2000, assinado pelo então presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jayme Chemello, estabelece normas e diretrizes para o funcionamento das Universidades Católicas. Há outros documentos com diretrizes sobre as instituições de ensino católicas.

Dom Leomar e Irainí Rupolo discutindo o futuro da UFN/Foto: Assecom, UFN, Divulgação

…e o que eles poderão significar

Como dom Leomar chegou com um firme propósito de mexer nas estruturas da Igreja na Arquidiocese, esse é mais um movimento nesse sentido. O que isso poderá significar? O que poderá ser uma UFN “mais católica?” Muita coisa, e isso vai da expansão da UFN a outros passos, até mesmo, quem sabe, mudanças curriculares de impacto. A conferir!

TRANSVERSAIS

Ministro Pimenta e o MST

Em visita à 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo (SP), o ministro da Secretaria de Comunicação social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, disse que a CPI do MST vai servir para mostrar o movimento como o maior produtor de alimentos do país. A CPI foi criada pela oposição como resposta ao governo Lula e às invasões de terra.

General Amaro, chefe do GSI, serviu na região

General Amaro com Lula no dia da posse como novo ministro do GSI/Foto: Ricardo Stuckert, PR

O general da reserva Marcos Antônio Amaro dos Santos, 65 anos, nomeado chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pelo presidente Lula (PT), já morou em Santa Maria, onde comandou a 3ª Divisão de Exército (DE), conhecida como Divisão Encouraçada.

Há, inclusive, fotos da despedida dele em unidades do Exército da região, como na 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), de Santiago.

 O novo ministro do GSI tem um histórico longo de relacionamentos com o PT, pois foi chefe da segurança da então presidente Dilma Rousseff.

Não faltam fotos dele com, digamos, antipetistas, na região, e também a visão (exagerada, evidentemente!) de que o general é petista. Devem estar com um pulgão atrás da orelha.

Houve uma época em que….

…facção era sinônimo de corrente política. Nada mais apropriado para algumas siglas dos tempos atuais.

Deborah Rosa vive!

Muito justa a homenagem da Prefeitura de Santa Maria que lançará um festival de música com o nome da grande intérprete local que nos deixou em março de 2021.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn