Paralelo 29

PARALELAS: Valdeci é unanimidade no PT, mas se não concorrer, sobram candidatos petistas

Foto: Divulgação

Deputado estadual é apontado como candidato à Prefeitura de Santa Maria nas eleições municipais do ano que vem por 10 em cada 10 petistas da cidade

A afirmação não é força de expressão: o deputado estadual Valdeci Oliveira é, hoje, disparado, o nome preferencial do PT para disputar a Prefeitura de Santa Maria nas eleições do ano que vem.

Prefeito da cidade por dois mandatos no início da década de 2000, Valdeci é unanimidade no partido para 2024 por ser o nome mais forte do partido para tentar a retomada da Prefeitura. É, igualmente, o nome mais temido pelos adversários do PT.

Mas e se Valdeci não concorrer? Isso é pouco provável, mas se o cenário não tiver Valdeci em 2024, sobrarão petistas querendo disputar a Prefeitura. A começar por vereadores.

Em Brasília, mas com olhos em Santa Maria

Blattes defende nome de Valdeci, mas se deputado ficar fora, o vereador entra no páreo/Foto: AICVSM

Licenciado desde que assumiu cargo no governo Lula, em Brasília, Ricardo Blattes mantém os olhos bem abertos para o que ocorre em Santa Maria. Garante que não será candidato a vereador novamente, mas, na hipótese de Valdeci não concorrer a prefeito, seu nome estará, sim, à disposição do PT.

“Defendo que o PT tenha Valdeci como candidato a prefeito, e assim sendo, entendo que temos que ampliar. No entanto, se não for possível ampliar, ou pior, se Valdeci não se dispuser, o meu nome estará disponível para a disputa majoritária”, diz Blattes.

Pelas palavras do vereador licenciado, ele estaria disposto a concorrer até mesmo a vice-prefeito, o que se evidencia pela frase “se não for possível ampliar”.

Ou seja, se o PT não conseguir vice de outro partido, Blattes estará no páreo para compor na chapa encabeçada pelo deputado estadual. Porém, se Valdeci não concorrer, o recado dado pelo vereador licenciado significa: “vou disputar a convenção do partido”.

Partido teria “dívida” com vereadora

Helen Cabral, suplente que assumiu vaga de Blattes, já concorreu a prefeita e a vice/Foto: Isadora Pillar, AICVSM

A vereadora Helen Cabral, que assumiu interinamente no lugar de Blattes na Câmara, também defende a candidatura de Valdeci. Ela não deixa muito claro se entraria numa disputa majoritária caso Valdeci se não seja candidato. Mas, nas entrelinhas, é possível dizer que ela teria o apoio do ministro Paulo Pimenta para enfrentar um possível desafio interno.

“Defendemos a cadidatura a prefeito do meu amigo e companheiro de lutas, o deputado Valdeci Oliveira. Mas no caso de Valdeci não ser candidato, o que não acredito, este será um debate que o partido terá de fazer”, diz a vereadora, que já concorreu a prefeita e foi vice do próprio Valdeci na disputa em o PT perdeu uma disputa apertada em segundo turno para o PSDB, em 2016.

Há quem diga que o PT “deve uma eleição” para Helen, em referência a 2012, quando ela abriu mão de uma reeleição praticamente certa à Câmara para disputar a Prefeitura.

E o irmão do deputado…

Valdir chegou a ser cotado para 2024/Foto: Divulgação

…Valdir Oliveira, também vereador e irmão de Valdeci, já foi candidato a vice-prefeito e chegou a ser cotado para concorrer a prefeito em 2024.

No entanto, essa possibilidade se viabilizaria se o irmão não estivesse no páreo. De qualquer forma, ele fala na mesma linha dos outros dois vereadores.

“Estou preparado e à disposição do partido para qualquer missão. Uma coisa é certa: estarei concorrendo no ano que vem”, diz Valdir.

Diferentemente do irmão deputado, o vereador Valdir Oliveira estaria longe de ser um nome de consenso entre os petistas. Pelo menos hoje.

Decisão passa por Pimenta

A definição do candidato do PT à Prefeitura de Santa Maria passa por algumas questões. A primeira seria a vontade de Valdeci de tentar mais uma vez o Executivo municipal.

A segunda: o apoio do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) Paulo Pimenta, que despacha diariamente com Lula.

Se antes o apoio de Pimenta era fundamental, hoje torna-se imprescindível para qualquer petista em Santa Maria tentar alguma coisa em termos políticos.

E Valdeci tem o apoio do ministro para concorrer a prefeito. Agora, se Valdeci estiver fora do páreo, o papo muda. E aí a palavra de Pimenta pesará muito. Não há dúvida.

TRANSVERSAIS

Em Santiago, um santa-mariense na fila

Vereador pelo Progressistas (PP) em Santiago, o engenheiro civil Haroldo Pouey pretende concorrer a mais um mandato na Câmara no ano que vem.

Pouey, que foi presidente do PMDB de Santa Maria e chefe de Gabinete na primeira gestão de Cezar Schirmer em Santa Maria, mudou-se de mala e cuia para a Terra dos Poetas. Em Santiago encontrou no PP sua casa, foi secretário de Obras e chegou ao Legislativo Municipal.

Vice-prefeito Piru é o candidato natural

Marcelo Piru/Foto: Divulgação

Questionado sobre concorrer à Prefeitura no ano que vem, Pouey diz que está na fila. Só que a fila à que se refere vai além de 2024. O PP já tem nome para a Prefeitura no ano que vem e ele é o atual vice-prefeito Marcelo Gorski de Matos, o Piru.

Piru é visto como o nome natural para suceder o atual prefeito, Tiago Gorski Lacerda, que encerrará sua segunda gestão. Já para vice a fila de 2024 é grande. São cotados: Eldrio Machado (secretário de Saúde), Mara Rebelo (secretária de Educação), Sadi Gioda (Desenvolvimento Econômico) e o próprio Pouey.

Ex-prefeito é incógnita

Prefeito de Santiago por dois mandatos, Júlio Ruivo é uma incógnita nas eleições municipais do próximo ano. Depois de deixar a Prefeitura e de dirigir o IPE, Ruivo tentou duas vezes ser deputado estadual, mas não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, ficando na suplência.

Não se sabe se ele colocará seu nome para vice de Piru ou se disputará a convenção municipal do PP para ser o candidato a prefeito. Restaria, ainda, a opção de concorrer a vereador. Seria uma forma de se manter na vitrine para outras eleições.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn