Informações sobre o paradeiro do monumento, furtado da Praça Saldanha Marinho, devem ser notificadas ao número 153
A Prefeitura de Santa Maria lançou uma campanha para encontrar o busto do poeta Felippe D´Oliveira, furtado da Praça Saldanha Marinho, no Centro da cidade, no final de abril deste ano. E oferece até uma recompensa para quem ajudar a localizar o monumento de valor histórico.
Segundo investigações da Polícia Civil, há evidências que apontam para a possibilidade de que a obra esculpida em bronze pelo escultor modernista Victor Brecheret, um dos mais renomados artistas brasileiros do século passado, ainda não tenha sido desmanchada.
O apelo é para quem souber alguma informação sobre o crime ligue para o número 153. A Prefeitura promete recompensar as pessoas que fizerem denúncias que levem à recuperação da obra de arte.
O dinheiro da recompensa será captado junto a associações que incentivam a cultura. Não foi divulgado o valor que será pago a quem ajudar a localizar o paradeiro do busto.
A estátua de Felippe D´Oliveira, considerado o primeiro poeta de Santa Maria, foi doada pela Sociedade Felippe D´Oliveira, localizada no Rio de Janeiro. O monumento foi inaugurado em 16 de julho de 1935 pelo então prefeito João Antonio Edler.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)