Paralelo 29

PARALELAS: MDB de Santa Maria vai cobrar mais da Prefeitura e “enquadrar” vereadores

Rudys, Tubias e Bolinha/Foto: Divulgação

Partido começa a discutir sucessão municipal e a abrir caminho para candidatura do deputado estadual e secretário do governo Leite Beto Fantinel

Sumiço do busto do poeta Felippe D´Oliveira da Praça Saldanha Marinho, rombo do Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais (Ipassp-SM) e demora no atendimento nas unidades de saúde entraram na pauta da reunião da executiva do MDB de Santa Maria, na noite dessa sexta-feira (2). E a decisão principal: conversar com os três vereadores.

O vice-presidente do partido, Antonio Carlos Freitas Valle de Lemos, diz que não se trata de enquadrar vereadores, mas sim de conversar com eles para que tenham unidade de ação.

“Vamos conversar para podermos falar uma linguagem semelhante. São questões sobre as quais temos que ser mais enfáticos, como o rombo do Ipassp, que te um valor extremamente expressivo e que, daqui a pouco, a possibilidade de aposentadoria dos servidores”, explica Lemos.

Cadê o busto? Partido quer posição mais combativa

Até o sumiço do busto do poeta Felippe D´Oliveira entrou na pauta do MDB/Foto: SEC, PMSM, Divulgação

Traduzindo: a executiva quer uma posição mais crítica e combativa da bancada. Quem mais tem cobrado a Prefeitura na Câmara é Tubias Calil (MDB), que, aliás, tem batido de forma contundente nas questões da saúde, denunciando a demora no atendimento a pacientes nos postos de saúde do município.

Mesmo assim, a executiva emedebista entende que as próprias críticas de Tubias têm que ser mais abrangentes e incluir outros temas, como o Ipassp e falhas no cercamento eletrônico da cidade (vide furto de monumentos nas barbas do Ciosp e da Guarda Municipal).

Conversas individuais e com toda a bancada

Primeiramente, a executiva vai procurar os vereadores de forma individual. Depois, toda a bancada será reunida. Tudo isso para afinar um discurso de cobrança ao governo Pozzobom e que vai além disso. O MDB também está preocupado em solucionar questões de obras em escolas estaduais, por exemplo.

Os dirigentes emedebistas sabem que os vereadores têm diferentes interesses, o que, inclusive, aproxima Adelar Vargas (Bolinha) e Rudys Rodrigues do governo municipal. São questões a serem trabalhadas neste segundo semestre para que o partido chegue alinhado em 2024.

Partido prepara candidatura de Beto Fantinel

Fantinel é o nome do MDB para a Prefeitura de Santa Maria/Foto: Galileu Oldenburg, Divulgação

Tudo isso tem um objetivo muito bem pensado: municiar o MDB local de um discurso não só de oposição, mas, também, propositivo, para preparar o caminho para uma candidatura viável à Prefeitura de Santa Maria no ano que vem. O nome o partido já tem: Beto Fantinel, deputado estadual licenciado e, atualmente, secretário estadual de Assistência Social.

Fantinel é apontado como o nome mais viável – e talvez – como o único dentro do MDB para enfrentar uma eleição municipal em Santa Maria no próximo ano, em que a disputa terá pelo menos um nome fortíssimo, que é o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Deputado-secretário atrairia outras siglas

Uma possível candidatura de Beto Fantinel pode atrair o PP e até o PDT, além de uma gama de partidos menores de centro e de direita.

O nó a ser desatado é a relação com o PSDB no Rio Grande do Sul, já que Beto faz parte do governo Leite, uma aliança estadual encabeçada por tucanos e emedebistas.

Mas como a eleição é municipal, pelo menos num primeiro turno, não seria um problema, pois no segundo turno estariam todos unidos.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn