Com apoio da Prefeitura, concurso premiará ilustradores e escritores de Santa Maria
Com apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, está com inscrições abertas para o 11º Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas até o dia 18 de julho.
Neste primeiro momento será escolhido o texto vencedor, e, entre 1º e 25 de agosto, será feita a escolha do ilustrador. O objetivo é contribuir para a valorização da arte literária e a criação de obras de Literatura Infantil em Santa Maria.
Poderão inscrever-se, brasileiros natos ou naturalizados, residentes de Santa Maria, com idade mínima de 18 anos, que não tenham publicado obra infantil de sua exclusiva autoria.
É proibida a participação, como concorrentes, aos integrantes da Academia Santa-mariense de Letras (ASL) e a seus parentes em 1º e 2º graus.
Os textos a serem inscritos, em prosa ou verso, deverão ter extensão mínima de 45 e máxima de 60 linhas, e dirigir-se a crianças na faixa dos 6 aos 10 anos. Cada participante poderá concorrer com até 2 textos para a participação.
Os interessados em participar devem comparecer na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, 1.300 – Bairro Nossa Senhora de Fátima).
Mais informações, pelo telefone (55)3174-1560. A organização do concurso recomenda a leitura completa do edital (em anexo abaixo).
Premiação para o vencedor
O participante classificado em 1º Lugar terá a publicação de seu texto em livro ilustrado, e o recebimento de 50 exemplares, mais o valor de R$ 1 mil.
Os candidatos classificados em 2º e 3º lugares receberão Menções Honrosas, e todos os inscritos receberão livros publicados por autores da ASL.
A divulgação dos textos escolhidos será em 24 de julho de 2023, por e-mail e/ou contato telefônico. E, entre 1º e 25 de agosto, estará aberto o período de inscrições para a escolha dos trabalhos de ilustração.
O 11º Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas tem patrocínio de Transportes Salgado Filho Ltda, Editora da Mente, Editora da UFSM, Gráfica e Editora Pallotti e da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação.
(Por Tatiane Paumann (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)