O EVENTO
2º Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol de Santa Maria:
- QUANDO: sábado (17) e domingo (18)
- ONDE: Centro Desportivo Municipal (CDM)
- HORÁRIO: sábado das 8h30min às 12h e das 13h30min às 21h e domingo das 8h às 14h (podendo ter atrasos no encerramento).
O evento esportivo contará com a participação de 11 equipes de todo o Rio Grande do Sul, uma jogadora profissional e mais atrações
O Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão, receberá a 2º edição do Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol neste sábado (17) e domingo (18).
O evento pertencente à agenda do “Mês do Orgulho LGBTQIA+”, idealizado e organizado por Jean-Piérre Ávila em parceria com a Prefeitura de Santa Maria. A abertura oficial ocorre no sábado, às 15h.
Para o Secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, o festival é importante para quebrar barreiras, mostrando que o esporte deve ser livre e democrático:
“Este evento passa uma mensagem por meio da prática esportiva. Todos merecem respeito, acesso a atividade física como competição, lazer, saúde e bem estar”.
Ao todo, 11 equipes de vôlei do Rio Grande do Sul estão confirmadas no festival. Destas, duas estarão representando a cidade de Santa Maria. A arbitragem fica por conta da Federação Gaúcha de Vôlei (FGV).
Chaveamento
A competição será dividida em duas etapas “todos contra todos”. Na etapa um, as equipes serão divididas em três chaves, onde os primeiro e segundo lugares passam para a próxima fase.
Na etapa dois, serão formadas duas chaves de três times, os primeiros lugares jogam a grande final e os segundos disputam o terceiro lugar. Em paralelo a isso, ainda irão ocorrer outros jogos. Segundo Jean-Piérre, a ideia é “todo mundo jogar várias partidas”.
Premiação
Os três primeiros colocados da competição recebem medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente e um troféu. O melhor jogador (MVP) e a equipe mais animada também ganharão uma premiação.
Apoiadores
Estarão presentes no festival duas importantes representantes da causa LGBTQIA+. A atleta do Osasco Voleibol Clube e embaixadora da competição, Tifanny Abreu, e a ativista Luiza Barros, que será a apresentadora.
Com entrada gratuita para o público, o evento contará com food trucks de lanches diversos. Além de um stand da “N1 sport”, patrocinadora oficial, que estará disponibilizando joelheiras e manguitos oficiais da seleção brasileira, para aquisição do público.
O festival é realizado por meio da Lei Municipal nº 9290/2021, instaurada pelo vereador Rudys Rodrigues, que institui em Santa Maria o “Mês do Orgulho LGBTQIA+”. O apoio é de J.Avila Eventos LTDA e da Associação Voleibol Futuro (AVF).
(Por Bruno Bandeira Vargas, estagiário do curso de Jornalismo da UFSM – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)