Ciclone extratopical atingiu o Rio Grande do Sul na noite desta quinta-feira
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está com equipes atuando em todo o Estado, em especial nas regiões da Serra e Litoral Norte, cujos municípios foram mais afetados pelas intensas chuvas que estão ocorrendo desde quinta-feira (15).
Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são:
- Corpo de Bombeiros Militar: 193
- Brigada Militar: 190
Dicas de segurança da Defesa Civil em caso de risco de inundações:
- Evite o deslocamento para regiões afetadas
- Se estiver seguro, permaneça em casa
- Se morar em área de risco, saia do local
- Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos
- Evite atravessar as águas de carro ou a pé
- Se ficar isolado em local inseguro, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do 193
Alertas enviados
As informações meteorológicas e o monitoramento dos riscos foram repassados aos municípios para que tivessem condições de se articular e orientar a população, ao longo da última semana. Além disso, foram enviados alertas nas últimas 24 horas.
Já na noite de quinta (15), equipes estavam apoiando o município de Maquiné, onde o nível do rio subiu rapidamente e deixou pessoas ilhadas em alguns pontos. Em Caraá, o rio também subiu, ocasionando muitos transtornos, sendo que uma equipe está tentando acessar a cidade para apoio.
As equipes atuam de forma articulada com militares do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar, especialmente o Comando Ambiental, que dispõe de embarcações.
A prioridade, neste momento, é o atendimento das pessoas em vulnerabilidade. Portanto, os boletins com informações mais precisas, número de pessoas afetadas e danos serão repassados oportunamente.
(Com informações do governo do RS)