Paralelo 29

Nova plataforma do Poupa Tempo, com mais funcionalidades, será apresentada pela Prefeitura

Foto: SEC, PMSM

Sistema aprimorado terá melhorias para a tramitação dos processos relacionados aos alvarás será conhecido nesta quinta-feira

O Poupa Tempo, sistema online para tramitação de pedidos de alvarás na Prefeitura de Santa Maria, terá uma nova plataforma apresentada nesta quinta-feira (22), às 8h, no Espaço Contábil, localizado na Alameda Santiago do Chile, 115, Bairro Dores.

No ato, ainda ocorrerá a assinatura do Decreto Executivo 60, que aumenta o quadro de atividades de baixo risco, passando de 299 para 770 o número de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) cadastradas no Município.

Conforme o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior, trata-se do aprimoramento do ambiente virtual do Poupa Tempo, que passará a ter novas funcionalidades que abrangerão todas as situações envolvendo pedidos alvarás, em especial as alterações, que hoje ainda são feitas no guichê, no 10° andar do Edifício Comercial Office Tower, quase ao lado da Prefeitura, na Rua André Marques, 820. O pagamento de eventuais taxas poderá também ser efetuado por Pix.

“O Poupa Tempo tem sido um sucesso por entender e valorizar a disponibilidade do cidadão que opta por agendar consultas sem enfrentar longas filas até o atendimento. A facilidade em poder anexar os documentos de forma online e a possibilidade de ser atendido de forma pré-agendada diminui a burocracia a um patamar razoável, em que o Poder Público e a comunidade são beneficiados com a celeridade e a praticidade dos processos”.

O sistema aprimorado do Poupa Tempo foi elaborado pela empresa AVMB, vencedora da licitação para o desenvolvimento do site e também do Descomplica Santa Maria, sendo este último para o licenciamento de obras e emissão de certidões.

MAIS CNAEs

O aumento no número de CNAEs de baixo risco, que passará a ser mais do que o dobro, se adequa ao que já é praticado pelo Governo do Estado, com as mesmas 770 atividades cadastradas. 

“Estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios em Santa Maria. Da nossa parte, estamos revendo questões relacionadas à regulação e também à inserção de tecnologia, de modo que facilite a vida dos empreendedores. Entendemos que uma legislação mais adequada e um canal de atendimento online a qualquer momento contribui para a melhora desse ambiente”, considera o chefe da pasta.

O secretário continua e reforça que o Espaço Contábil tem sido um parceiro por ter contadores e técnicos em contabilidade que lidam diretamente com alvarás e ajudam a encaminhar os comentários positivos e negativos dos empreendedores acerca do Poupa Tempo.

(Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

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