A iniciativa será de maneira experimental e gradativa em virtude dos dias mais frios
A Prefeitura de Santa Maria informa que a população poderá almoçar de forma presencial no Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter a partir desta segunda-feira (3).
A iniciativa será de maneira experimental e gradativa em virtude dos dias mais frios. Após, uma avaliação vai tratar sobre a continuidade do almoço no local ou a oferta de marmitas, como é atualmente.
“O Restaurante Popular volta a oferecer refeições de forma presencial onde iremos seguir disponibilizando um espaço seguro e acolhedor para todos. Mas se a pessoa preferir, pode seguir levando o almoço na marmita. E o mais importante é que vamos continuar oferecendo uma refeição saudável e de baixo custo à nossa comunidade. Isso é a cidade cuidando das pessoas”, diz o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, explica que esta será uma fase de testes. Trata-se de dar oportunidade às pessoas que precisam do Restaurante Popular, para que possam almoçar no local. Já o sistema de entrega do almoço em marmitas permanece sem alteração. O valor segue R$ 3 por refeição.
“É uma alegria saber que o Restaurante Popular será reaberto totalmente após três anos fechado devido à pandemia. Para cuidar das pessoas precisamos ouvi-las. E foi o que fizemos. Conversamos com as pessoas na fila e, através do diálogo, entendemos que a reabertura do espaço para almoçar no local será importante. Será uma nova fase do restaurante que vamos poder acolher as pessoas com afeto e carinho, neste espaço que é para a comunidade”, ressalta o secretário João Chaves.
Diariamente, o Restaurante Popular fornece 575 refeições, das 11h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. No sistema pegue e leve não está prevista a disponibilização de talheres.
A Secretaria informa, ainda, que com o arrefecimento da pandemia, é possível a retomada das atividades presenciais. O Restaurante Popular fica na Rua Dr. Pantaleão, nº 356, ao lado do Centro Administrativo Municipal (CAM), no Centro.
A empresa de Ana Amélia de Freitas Saccol, que atua no ramo de produção de refeições há 20 anos em Santa Maria, venceu o pregão eletrônico e é a responsável pelas refeições desde maio de 2022.
(Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)