Paralelo 29

Prefeitura e Base Aérea de Santa Maria removem helicóptero

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Aeronave foi retirada da rótula da Avenida Fernando Ferrari na manhã desta terça-feira. A blindagem será restaurada e, após, recolocada no local

A manhã desta terça-feira (4) foi movimentada no entorno da rótula da Avenida Fernando Ferrari que dá acesso à BR-158, em Santa Maria, para a remoção do helicóptero do local.

A operação envolveu uma força-tarefa entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana, e militares da Base Aérea de Santa Maria.

O trabalho consistiu no preparo e na retirada do modelo Bell Helicopter Company H-1H, prefixo 8701, que tem 17,40 metros de comprimento, 4,42 metros de altura e 2,255 mil quilos.

A operação chamou a atenção de motoristas e pedestres que circularam pelo local. Após ser içado por um guindaste, o helicóptero foi colocado em um caminhão prancha e transportado até a Base Aérea de Santa Maria, com escolta da Polícia Rodoviária Estadual.

A aeronave foi retirada para que a blindagem receba uma nova pintura. Após, será recolocada no local. A estimativa é de que o trabalho de restauração do helicóptero ocorra em até cinco meses.

O modelo Bell Helicopter Company H-1H é uma aeronave americana utilizada em missões de transporte de busca e salvamento. Foi fabricado em 1967 e chegou ao Brasil em 1997.

A aeronave foi concedida ao Município de Santa Maria através de um Termo de Doação do Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica, representada pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, no Rio de Janeiro. A inauguração do monumento em homenagem às Forças Armadas de Santa Maria ocorreu no dia 30 de dezembro de 2016.

(Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn