Paralelo 29

Luto: morre o professor da UFSM e cartunista Reinaldo Pedroso

Foto: Reprodução Jornal da Sedufsm

Com sua visão crítica, eternizou charges e cartuns na imprensa local

O professor universitário, chargista e cartunista Reinaldo Pedroso morreu nesta quarta-feira (5), aos 78 anos, em Porto Alegre, onde estava internado. Com sua visão crítica e desenhos estilizados e reflexivos, característicos de um estilo próprio, Pedroso deixou sua marca registrada na imprensa local.

Nas redes sociais, a morte do cartunista ganhou destaque logo nas primeiras horas da manhã, com postagens de amigos, ex-alunos, colegas e admiradores.

Durante sua carreira acadêmica, Pedroso lecionou no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também teve ativa participação na política sindical. Em nota, a diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), destacou o papel do professor.

“A diretoria da Sedufsm informa, com pesar, o falecimento do professor aposentado do departamento de Artes Visuais da UFSM, Reinaldo Pedroso. Além de fundador da seção sindical, Reinaldo integrou o Conselho de Representantes por diversas vezes e, foi, ao longo de anos, colaborador do Jornal da Sedufsm através de seus desenhos (charges e cartuns)”.

Como chargista/cartunista, Pedroso deixou seus traços na imprensa local. Nos anos 90, seus cartuns e chargens eram publicados pelo jornal A Razão, que deixou de circular em 2017. Ele também contribuiu para o jornal da Sedufsm, entre outras participações em eventos e publicações da cidade.

Natural de Cruz Alta, Reinaldo Apolônio Pedroso da Silva formou-se bacharel em Artes Plásticas, opção artes gráficas e licenciatura em desenho e plástica na UFSM. Em seguida à sua formação, passou a lecionar no curso de Desenho Industrial/Programação Visual, onde também foi coordenador.

Além de chargens e cartuns, Reinaldo Pedroso produzia crônicas e textículos, conforme definiu no lançamento de seu livro 40 Anos de Humor & Outros Delitos, em 2012.

O corpo de Reinaldo Pedroso está sendo velado na Capela F do Cemitério Jardim Santa Rita, no Bairro São José, até as 17h, quando ocorrerá o sepultamento.

Em homenagem ao professor e cartunista, o Paralelo 29 selecionou algumas de suas produções. Confira!

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn