Evento internacional de cooperativismo e economia solidária começou nessa sexta-feira, em Santa Maria
Com mais de 600 expositores, a 29ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop) começou nessa sexta-feira (7) e segue até domingo (9), no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Medianeira, em Santa Maria.
Quem visitar os pavilhões vai encontrar produtos da agricultura familiar, agroindústria, artesanatos e praça de alimentação, bem como poderá participar de seminários, oficinas e atividades artísticas e culturais. A feira continua neste sábado até às 19h. No domingo, a Feicoop funcionará das 8h às 18h. Confira, aqui, a programação completa da 29ª Feicoop. A entrada é gratuita.
Durante a abertura oficial da feira, realizada à tarde, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), acompanhado do vice Rodrigo Decimo (União), ressaltou o trabalho executado pela economia solidária em Santa Maria:
“Eu tenho um orgulho muito grande em ver esta feira que é formada por pessoas empenhadas na economia solidária, o que nos faz a capital mundial da economia solidária. E isso é motivo de orgulho para todos nós, termos um evento, há quase 30 anos, que cultiva o amor, a solidariedade e a confraternização”, disse o prefeito.
Decimo também comentou a importância da Feicoop para Santa Maria. Segundo ele, o sucesso internacional da feira coloca a cidade em evidência no cenário da economia solidária.
“Somos gratos por tudo que a Feicoop faz de bom por Santa Maria ao manter forte os princípios e conceitos da economia solidária. Ademais, ela também movimenta a economia local, com turistas que vêm a cidade para passar o final de semana”, disse o vice-prefeito.
A feira é organizada pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e este ano está sob o tema “Construindo a sociedade do Bem Viver: por uma ética planetária”.
O apoio é da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em paralelo à Feicoop, ocorre o Levante da Juventude, uma programação ampla de debates e de formação.
Conforme a organização, é esperada a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre expositores, artistas e palestrantes durante os três dias de feira.
A Prefeitura realizou uma série de serviços que viabilizaram a boa estruturação do evento, mesmo em condições adversas, como a chuva. Foram feitas a terraplanagem da área onde foi instalada a praça de alimentação e o pavilhão da agroindústria, o corte da grama, montagem de tendas e manutenção da iluminação e instalação da rede elétrica dos pavilhões.
“A estrutura ficou 100%. As pessoas estão podendo transitar entre os pavilhões sem nenhum problema, sem ficarem expostas ao tempo. Isso se reflete no bom público que estamos tendo desde este primeiro dia”, avaliou o coordenador do projeto Esperança/Cooesperança, José Carlos Peranconi.
CAMPANHA DO AGASALHO
Já se encaminhando para o fim, a Campanha do Agasalho conta com ponto de doação da Feicoop. A solicitação é que sejam doados artigos de inverno, como agasalhos, cobertores e sapatos fechados e em bom estado de conservação. Também é recomendado que os itens sejam lavados e empacotados em sacos plásticos fechados.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
A movimentação de veículos e caminhões é intensa nas proximidades do Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Parque da Medianeira. Para melhor organizar o trânsito e oferecer mais segurança para quem circula pelo local, como motoristas, pedestres, expositores, organização do evento e visitantes, a Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), informa as alterações no trânsito que seguem até domingo (9):
- Bloqueio total na Rua Heitor Campos, entre as ruas Atlântida e Imbé, acesso local apenas para moradores. O trecho fica em frente aos pavilhões da 29ª Feicoop. O bloqueio neste trecho deve seguir até a próxima quarta-feira (12), para que ocorra a desmontagem das estruturas
- Rua Heitor Campos, a partir da Rua Atlântida, em uma extensão de cerca de 100 metros, no lado direito será somente área para embarque e desembarque, e no lado esquerdo da via fica proibido parar e estacionar
- Rua Atlântida, no lado direito estacionamento para táxi, e no lado esquerdo da via será proibido estacionar
- Na Rua Atlântida, próximo à Rua Capão da Canoa, haverá disponibilidade de vagas de estacionamento para idosos
- Rua Imbé ficará o setor de carga e descarga
- Rua Heitor Campos, próximo à Rua Imbé, haverá estacionamento para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), além da Unidade de Saúde do Município e viaturas policiais
- Os locais estarão sinalizados e com equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana para garantir o fluxo no local e arredores
(Com informações da Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)