Paralelo 29

CUCA VICEDO: Fé em foco – as crianças de Fátima e o Exorcista do Papa

Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA

A fé tem sido muito pouco explorada no cinema atual. Já foi tema de grandes sucessos no passado com histórias sobre Jesus Cristo, a Bíblia, São Francisco de Assis e outros Santos.

Dois filmes ganham destaque atualmente pela força das histórias baseadas em fatos reais e que causaram grande comoção pela sensibilidade. O desafio do crer ou não e a grande influência que tiveram em um público que já conhecia os meios de comunicação de massa e sua influência nos eventos da atualidade.


FÁTIMA, A HISTÓRIA DE UM MILAGRE (2020) foi lançado num mundo com medo de pandemia à sua volta, exatamente como a história real afetou as crianças que presenciaram o aparecimento da Virgem Maria na cidade de Fátima, em Portugal, em plena Primeira Guerra Mundial, e trouxe à tona como o governo reagiu ao fato e como a fé inabalável das crianças afetou suas famílias e seus futuros.

FÁTIMA traz o ator norte-americano Harvey Keitel como um jornalista que entrevista uma das crianças, a Irmã Lucia, já adulta, interpretada pela brasileira Sônia Braga.

O diretor Marco Pontecorvo, filho do também diretor e produtor italiano Gillo Pontecorvo, traz uma história sensível, descrita de forma simples, pura e fiel aos fatos retratados pelas três crianças que afetaram as nações em guerra e posteriormente com os 3 segredos de Fátima.

A história de Nossa Senhora do Rosário ou A Virgem de Fátima foi o último grande milagre da história católica. As três crianças, os pastorzinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, tiveram destinos diferentes. Os dois pequenos faleceram com idade de 10 e 11 anos, com broncopneumonia; Lúcia ficou freira até o fim de seus dias na cidade do Vaticano, em 2005.

Vale à pena pesquisar a história deles e dos 3 segredos de Fátima. E conferir esse filme no streaming HBO MAX. Com uma gama de equipe técnica que envolveu artistas e técnicos de vários países.


Já outra versão da fé, mas com muitos efeitos especiais (o que fica difícil de crer na história), O EXORCISTA DO PAPA (2023), é a versão do diretor Julius Avery das histórias do padre Gabriele Amorth, que realmente existiu, e escreveu livros de seus ritos de exorcismos que realizou durante a vida, conhecido como o verdadeiro Exorcista do Papa.

Esse filme, uma notória versão comercial que já teve várias versões, inclusive o próprio O EXORCISTA (1973), bem melhor por sinal, traz um caso interessante que envolve uma família que vai morar numa Igreja na Espanha e as surpresas que estão reservadas nos anais da História da Igreja e a prática do Exorcismo.

O eterno Gladiador, bem gordinho hoje, Russel Crowe, personifica o padre Gabriele Amorth, com um sotaque italiano bem superior ao da lady Gaga em Casa Gucci, nos traz um filme que certamente terá ramificações para outras aventuras no estilo INVOCAÇÃO DO MAL.

Será que uma história mais simples não seria o ideal em retratar a vida e obra do Exorcista do Vaticano original? O filme está no catálogo NOW da NET.

São duas maneiras de apresentar a fé que você pode conferir, os dois certamente estarão no catálogo da Netflix futuramente e, valem a pena conferir.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn