Os veículos passarão a ser utilizados na entrega de materiais e a auxiliar no apoio às famílias atingidas por desastres naturais
Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)
A Defesa Civil de Santa Maria está mais equipada com a entrega de dois veículos: um caminhão Volkswagen 13-180 e uma van Fiat Ducato. Eles foram apreendidos pela Receita Federal e doados ao órgão, na tarde desta sexta-feira (14).
As viaturas passam a integrar a frota que vai estar em ação nas atividades da Defesa Civil nas situações de alagamentos, destelhamentos, deslizamento de terra e nas distribuições de alimentos e materiais de construção às pessoas atingidas por desastres naturais.
“Passamos por um período de grande volume de chuva e a Defesa Civil teve papel preponderante no apoio às famílias. Nessa e em outras situações é preciso preparação técnica e contar com os meios necessários, as viaturas chegaram para isso. Esperamos que com elas o trabalho desempenhado seja ainda mais eficiente”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que acompanhou a entrega dos veículos.
Conforme o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, a van será usada operacionalmente, podendo ser um posto de comando e ser empregada para a entrega de cestas básicas e telhas, por exemplo.
Ainda segundo ele, o caminhão também vai ajudar na distribuição de materiais e outras finalidades, como auxiliar na mudanças de cisternas, guincho e cesto aéreo para poda de árvores. Eles vão se somar à frota que passa a contar com oito veículos:
“A partir de agora seremos autossustentáveis no transporte de água nos períodos de estiagem, sem precisarmos locar caminhões-pipa. Com eles poderemos prestar apoio à Prefeitura de Santa Maria como um todo”, disse o superintendente.
Em sua maioria, as apreensões da Receita Federal são por contrabando e descaminho, isto é, entrar em território nacional com mercadorias sem pagar os seus tributos.
A entrega dos veículos foi acompanhada pelo delegado da Receita Federal em Santa Maria, Alexandre Zorzo Righes, que comentou o papel social em devolver à sociedade os bens apreendidos para que eles tenham um bom uso.
Além dos já mencionados participaram da entrega o coordenador setorial de Controle de Veículos, da Prefeitura, Paulo Sergio da Silva; o gente da Defesa Civil Fábio Marchi; e o chefe da equipe de mercadorias apreendidas, da Receita Federal, Stéfano Grosso Felice.