Paralelo 29

O que Santa Maria quer do transporte coletivo?

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Audiência pública, no próximo dia 24, ouvirá usuários e instituições para subsidiar processo de licitação das empresas que prestarão o serviço

O transporte coletivo de Santa Maria é bom ou ruim? Há paradas e ônibus suficientes? E o que você acha do tempo de espera por um coletivo? Você é a favor ou contra o fim dos cobradores? A passagem é cara ou barata? Você é a fim de gratuidades? Afinal, o que o cidadão santa-mariense usuário de ônibus espera do transporte coletivo? Para saber a opinião dos santa-marienses, a Prefeitura realizará uma audiência pública no próximo dia 24, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores.

O objetivo é saber o que a população quer para o transporte coletivo, que passará por um processo de licitação para a escolha das empresas que farão os trajetos urbanos em Santa Maria.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Santa Maria ouve cidadãos sobre o Sistema de Transporte Público do Município. No último trimestre de 2022, o governo municipal promoveu reuniões públicas em bairros da cidade para ouvir as demandas da população quanto ao transporte coletivo.

Todos poderão participar

Agora, a Secretaria de Mobilidade Urbana está convocando cidadãos e instituições públicas e privadas representativas dos diversos segmentos da população para discutir o tema em audiência pública.

Em 2022, a Prefeitura realizou 12 reuniões públicas nas diversas regiões da cidade para ouvir a população e receber críticas e sugestões.

“A partir disso, poderemos adequar o plano do transporte público coletivo à realidade e à necessidade das pessoas. Outro passo importante, que nos deixa mais próximo de finalizarmos este processo, é a realização da audiência pública. Seguiremos ouvindo a população e entidades representativas. Estes são trâmites necessários e que nos auxiliam a finalizar a licitação. Por isso, a participação de todos é muito importante”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

Durante a audiência pública, serão apresentadas publicamente as condições gerais que devem orientar o processo de licitação da exploração do sistema de transporte coletivo por ônibus urbano e distrital de Santa Maria. Veja abaixo o edital de convocação.

O que a licitação vai exigir das empresas

Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.

As novas tecnologias também serão tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem.

Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato.

Todas as tecnologias estarão interligadas no Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.

Novo contrato será de 10 anos

O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço.

Após o término de todos os encontros com a comunidade, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. 

Além do processo licitatório, a Prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo, entre elas a construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município.

Veja aqui a apresentação completa

Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente

(Com informações de Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn