Paralelo 29

CRÔNICA DO ATHOS: Jovem apressado

Lula e Boric/Foto: Ricardo Stuckert, PR

ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA – ESCRITOR

Devo confessar que não me defino como apressado. Nem quando jovem.

Eu sou adepto da máxima: nunca faça hoje o que pode fazer amanhã, porque amanhã pode ser que não seja necessário. No melhor estilo: o andar da carreta acomoda as melancias.

Assim, chegamos nas farpas trocadas entre Lula e Boric em Bruxelas. Em que o “Jovem Apressado” queria mais resultados práticos do encontro de líderes. Neste caso, ao responder a fala do “Idoso Brando” o “Jovem apressado” foi bem-educado e respeitoso.

O fato é que nossas referências políticas estão envelhecendo. Ou melhor, as referências políticas da minha geração estão velhas.

Havia um tempo – há duas ou três décadas atrás – que meu voto na urna era depositado para candidatos mais velhos do que eu. Ultimamente, o meu voto é digitado e dado a candidatos mais novos… alguns bem mais novos. Metaforicamente costumo dizer que antes olhava para cima para dar o voto.

Agora olho para baixo. Claro, isso numa escala de idades. E isso me deixa reflexivo… “la pucha que tempo passou ligeiro”. [Verso do poema “Causo sério” de Silvio Genro].

É aquela história do espaço vazio. Na política não existe, mas vejo com simpatia o rejuvenescimento das câmaras e assembleias. E tem muitos jovens que dão lições às velhas raposas.

Cá entre nós, tem muito velho carcomido com ideias atrasadas dando as tintas nos governos e nos legislativos. Há exceções, evidentemente, para não causar melindres nos mais ferrenhos idólatras.

Somente os jovens podem trazer novas esperanças e novas utopias para esse emaranhado de “diz que me diz que” que virou a política brasileira.

Inclusive no pensamento da esquerda – a esquerda democrática –, há uma grande necessidade de bandeiras contemporâneas para agitar a massa. Falta dialética nas discussões para expor nossas contradições.

Nesta fraternal troca de farpas entre os dois líderes da esquerda Latino-Americana, fico com os jovens apressados, mas quieto aqui no meu canto catando letras no teclado e encordoando palavras.

Alguém aí lembra da música Coração de Estudante? Pois é!

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!