Atriz marcou época em novelas e no humorístico Sai de Baixo, da Rede Globo
A atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, em consequência de um câncer no pulmão diagnositicado em outubro do ano passado. A atriz ficou conhecida por personagens históricos como Dona Armênia, da novela Rainha da Sucata (1990), e Cassandra, do condomínio Largo do Arouche do programa humorístico Sai de Baixa da Rede Globo, que foi ao ar de 1996 a 2022.
Aracy também atuou nas novelas A Próxima Vítima (1995), Saramandaia (2013), Geração Brasil (2017) e Sol Nascente (2016).
Conforme reportagem do Portal Terra, em 2019, Aracy gravou participação especial de fim de ano Juntos A Magia Acontece. Um ano antes, ela também fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras.
Parceiro do Sai de Baixo, o ator e diretor Miguel Falabella, lamentou a morte da colega e amigo com quem fez o Brasil rir muito. “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas”, postou o eterno Caco, genro de Cassandra no humorístico da Globo.
Filha de imigrantes e natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy se interessou pelo teatro ainda criança, quando morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs para assistir uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa.
“Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, relembrou ela ao site Memória Globo.
Descendente de armênios, a artista não teve aceitação familiar quando decidiu seguir o caminho da arte, apenas de seu pai. Em entrevista ao Conversa com Bial, em 2022, Aracy contou que ficou 10 anos nesse “entrevero” com ele.
Aracy Balabanian se formou na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e estreou na televisão em 1965, protagonizando Antígona, de Sófocles, numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi. Anteriormente, ela já havia se destacado pela atuação nos palcos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.
A partir de sua estreia na televisão, Aracy começou a se dividir entre as telas e o tablado. Entre os projetos que integrou, destacam-se títulos como O Casarão (1976), Coração alado (1980), Vila Sésamo (1972) e Locomotivas (1986) que, inclusive, estreou no Globoplay no dia 19 de julho.
Confira aqui uma homenagem à atriz no programa Sem Censura, da TV Brasil, em 2016.
(Com informações do Portal Terra)