Evento que completa 80 anos em 2023 foi lançado nesta quarta-feira pela Arquidiocese de Santa Maria. Confira aqui toda a programação
O arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, lançou, nesta quarta-feira (9), a 80ª Romaria Estadual da Medianeira, de 10 a 12 de novembro, com shows de abertura da Família Lima e bandas locais. Também haverá uma pré-Romaria, em outubro, em cidades vizinhas.
Além de ampla programação de missas e shows, muitas novidades aguardam os devotos da Mãe Medianeira, como uma rústica, em Santa Maria. O tema desta edição é “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”, que inclui uma trezena móvel da Pré-Romaria, a ser realizada durante o mês de outubro.
A iniciativa levará a imagem da Mãe Medianeira para quatro cidades da região de abrangência da Arquidiocese de Santa Maria: São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Sepé e Júlio de Castilhos.
“Há 80 anos Santa Maria recebe os romeiros, que vêm de diferentes cidades em nome da fé. Quando falamos de cultura, enquanto aquilo que é singular e identifica uma cidade, podemos notar que a Romaria Estadual da Medianeira identifica Santa Maria, e faz parte da cultura da cidade. Desde o ano passado, a Secretaria de Cultura apoia esta celebração com a curadoria da programação cultural, que passou a fazer parte desta celebração. Cada vez mais a Romaria de Nossa Senhora Medianeira se consolida como um patrimônio cultural de Santa Maria”, afirma a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Evento reunirá 700 voluntários
O evento envolve o trabalho de cerca de 700 voluntários. A festa vai até domingo com a tradicional procissão, que sai da Catedral Metropolitana e segue até a Basílica da Medianeira. Ao final do domingo, ocorrerá a bênção da cidade, outra novidade desta edição.
“Nós queremos fazer memória à toda história, que começou lá em 1930 e chega aos dias de hoje. Esperamos que as pessoas que vierem para a Romaria Estadual da Medianeira possam ter uma experiência de espiritualidade”, anunciou dom Leomar.
Para isso, segundo o arcebispo de Santa Maria, o Parque da Medianeira, o Santuário e o entorno serão preparado para acolher os devotos de Medianeira.
“Acolher bem é evangelizar, e nós queremos que todos se sintam acolhidos. Convido todos os devotos, peregrinos, povo de Deus de perto ou de longe, para reservar esta data, 10, 11 e 12 de novembro. Três dias de festa mas, acima de tudo, de evangelização”, disse o arcebispo.
Impulso ao turismo religioso: pacotes especiais
O lançamento da 80ª Romaria contou com a presença do reitor do Santuário-Basílica, padre Cristiano Quatrin, de profissionais da imprensa e de voluntários que trabalham na organização do evento.
A Romaria tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, ressalta que a Romaria da Medianeira para a ser um evento de turismo religioso a partir da vinda de dom Leomar.
“A Romaria passou de um super evento religioso, de um dia apenas, para se tornar um evento de turismo religioso, uma vez que o turismo religioso exige pernoitar na cidade. É fundamental que a cidade perceba essa oportunidade, não só na questão religiosa e da devoção à Medianeira, mas como as oportunidades para a cadeia do turismo na totalidade”, destaca a secretária.
A pasta comandada por Ticiana Fontana pretende trabalhar na mobilização da rede hoteleira para a oferta de pacotes especiais e outras estratégias diferencias para os visitantes para que eles permaneçam esses três dias em Santa Maria.
(Com informações de Leon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)