Paralelo 29

Obra de reforma do Calçadão de Santa Maria será inaugurada em 30 de setembro

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Data foi anunciada pela Prefeitura nesta terça-feira; projeto entra na reta final

A obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia, um dos principais cartões postais do centro de Santa Maria, já tem data para inauguração: 30 de setembro. A data foi confirmada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) nesta terça-feira (15).

Conforme a Prefeitura, mais de 95% da obra de revitalização já foi concluída. Na manhã desta terça-feira, a empresa responsável pelo projeto deu início ao serviço de paisagismo nos decks centrais.

No local, serão plantadas palmeiras jerivás, uma árvore ornamental nativa. As primeiras mudas já foram plantadas. Na sequência serão plantadas espécies, como manacás, extremosas, grama-amendoim, entre outras que irão compor o paisagismo na área central do Calçadão, parte onde estão os decks e os bancos. A próxima etapa será a pintura do piso.

Prefeitura de Santa Maria não confirma reinauguração do Calçadão em junho

Coqueiros e outras árvores

Para anunciar a data de inauguração, a Prefeitura realizou uma reunião técnica com a Construtora Continental, empresa responsável pela execução das obras de revitalização.

No entanto, a Prefeitura e a empresa acertaram uma margem de até sete dias além desse prazo, caso ocorram chuvas e a condição climática atrapalhe a finalização dos trabalhos. A parte de paisagismo está a cargo de outra empresa, que é a Oficina Jardim.

” Reforçamos a segurança, a iluminação, e queremos que este espaço fique bonito, agradável e volte a ser um ponto de encontro da cidade”, disse Pozzobom, que acompanhou o serviço nesta terça.

Para que o novo Calçadão fique bem florido, foram escolhidas plantas com floração expressiva, todas perenes (cujo ciclo de vida é longo).

A preferência pela palmeira jerivá é devido à espécie ser um coqueiro nativo, representante da flora gaúcha, e pela questão de sustentabilidade. O plantio de árvores deve se estender pelos próximos dias.

Prefeitura de Santa Maria divulga como está a obra do Calçadão

Sistema de irrigação automático

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, destaca que, agora, a obra está em sua parte mais visível. Segundo ela, os jerivás foram trazidos de São Sebastião do Caí para compor o projeto paisagístico junto com outras espécies ornamentais.

O sistema de irrigação nos canteiros será automático, conforme a necessidade de água para as plantas. Ainda serão instaladas as lixeiras e feita a pintura do piso.

“Vamos entregar um Calçadão moderno, e esta nova estrutura tem capacidade para durar mais de 30 anos. A área central de Santa Maria é pujante, o Calçadão faz parte do nosso Distrito Criativo. Nele, se concentram estabelecimentos de comércio e serviços, local que fomenta o desenvolvimento e o turismo, pois recebe muitos visitantes também de outros municípios da região”, destaca Ticiana.

Obra do Calçadão de Santa Maria entra em uma nova etapa

Sobre a obra

No início deste mês, uma torre de monitoramento foi instalada entre o Calçadão Salvador Isaia e o viaduto Evandro Behr. O equipamento, ainda em fase de testes, conta com botão de emergência e câmeras de alta resolução.

O uso de tecnologia na segurança pública oferece vantagens para uma melhor gestão, resultando em benefícios para a economia local, visando a segurança coletiva e contribuindo para o desenvolvimento econômico, demonstrando a presença da segurança pública no local. 

A Construtora Continental de São Paulo, de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela execução da obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia.

Os serviços tiveram início em junho do ano passado, após várias interrupções. Conforme processo licitatório, o investimento do Município de R$ 3,66 milhões.

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn