Paralelo 29

Botão do Pânico é acionado para socorrer dois idosos em Santa Maria

Foto: Reprodução, CIOSP

Equipamento, que ainda está em fase de teste no Centro de Santa Maria, foi determinante para salvamentos

Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria

Duas situações chamaram a atenção de quem circulava pelo Calçadão Salvador Isaia e pela Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, sendo uma na manhã de quinta-feira (24) e a outra na manhã desta sexta (25).

Isso porque um equipamento instalado pela Prefeitura no Calçadão foi determinante para o socorro de dois idosos por meio do acionamento do Botão do Pânico da estrutura. No primeiro caso, a Guarda Municipal foi determinante para o desfecho positivo do caso.

No segundo episódio, o Corpo de Bombeiros foi acionado e atuou no atendimento. Trata-se da Torre de Monitoramento, ainda em fase de teste, mas que, ao ter o seu Botão do Pânico acionado por populares, já se mostrou eficiente e eficaz em situações de urgência e emergência.

O Botão do Pânico da Torre de Monitoramento, ao ser acionado, funciona como um interfone interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que, por sua vez, avalia a situação e aciona o socorro, seja de agentes da Guarda Municipal, por meio de radiocomunicadores, ou de profissionais de outra instituição de segurança pública ou salvamento, como os bombeiros.

No caso de quinta-feira, um cidadão atento que passava pelo local acionou o Botão do Pânico para solicitar ajuda a um idoso de 72 anos que, engasgado, já estava caído ao chão, sendo amparado por pessoas que passavam em frente à agência bancária.

Após acionar o Botão do Pânico, ao visualizar dois agentes da Guarda Municipal que estavam próximos à Torre de Monitoramento, o cidadão fez sinal para ambos pedindo ajuda. Imediatamente, os agentes correram até o idoso e deram início ao salvamento.

As imagens de toda a situação foram captadas pelas câmeras com imagens de alta definição instaladas no Centro e monitoradas por equipes do Ciosp.

O superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Santo Cordeiro, explica que, diariamente, uma equipe da Guarda fica nas proximidades da Saldanha Marinho e do Calçadão, o que ajudou no rápido atendimento ao idoso.

A equipe realizou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros para pessoas em situação de engasgamento, e conseguiu fazer com que o idoso expelisse o pedaço de carne que estava obstruindo as vias aéreas.

Após, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram ao local e deram sequência ao atendimento no interior da unidade móvel, liberando o idoso posteriormente após o salvamento exitoso.

“A manobra de Heimlich é uma técnica que os agentes aprendem no curso de vigilante, no início da carreira de segurança pública, para ter uma noção de como salvar vidas. Como servidores públicos, nós trabalhamos em prol disso, para servir à população, servir ao público, e é fundamental estarmos qualificados e preparados para atender este tipo de situação. O fato ocorrido terminou com êxito e faz parte de um somatório de melhorias na segurança, pois a torre de monitoramento é um projeto-piloto em parceria com o Ciosp. A Administração do Prefeito Jorge Pozzobom sempre nos cobrou esse tratamento e cuidado no atendimento da população. Estamos em constante qualificação e aprendizagem, pois a segurança pública é um somatório de profissionais, monitoramento e auxílio da tecnologia, com câmeras de alta resolução, como é o caso da Torre de Monitoramento”, declarou Santo Cordeiro.

O superintendente reforça, também, que o videomonitoramento na área urbana do Município veio a somar junto ao trabalho da Guarda Municipal e de todas as forças de segurança que atuam em Santa Maria. O sistema inibe assaltos, facilita os atendimentos à vida, no registro de acidentes de trânsito, entre outras situações.

O superintendente informa, ainda, que, atualmente, o Ciosp trabalha com mais de 1,2 mil câmeras de videomonitoramento instaladas em locais como escolas, praças e cruzamentos viários, por exemplo.

Já no caso desta sexta-feira, o Botão do Pânico da Torre de Monitoramento foi acionado por uma mulher, que seria funcionária de um estabelecimento comercial do Calçadão.

Ao testemunhar outro idoso, de 78 anos, que teria sofrido um mal súbito no local, ela recorreu ao equipamento. Nessa situação, o Ciosp acionou o Corpo de Bombeiros, que foi até o local e encaminhou o idoso para atendimento na rede de saúde.

“Essas duas situações, mesmo que a Torre de Monitoramento ainda esteja em fase de teste, já mostraram a importância desse tipo de equipamento para a população. Inclusive, orientamos que o Botão do Pânico seja acionado em casos extremamente necessários, como esses que aconteceram nesta semana e que tiveram resultados exitosos. Cito situações em que a população testemunha ou está sendo vítima de crimes, danos ao patrimônio, incêndios e demais situações de urgência e emergência.

Sobre a Torre de Monitoramento

A Torre de Monitoramento foi instalada no dia 31 de julho, entre o Calçadão Salvador Isaia e o viaduto Evandro Behr. O equipamento conta com botão de emergência e câmeras de alta resolução.

O uso de tecnologia na segurança pública oferece vantagens para uma melhor gestão, resultando em benefícios para a economia local, visando à segurança coletiva e contribuindo para o desenvolvimento econômico, demonstrando a presença da segurança pública no local.

A Prefeitura explica que, para a Torre de Monitoramento funcionar perfeitamente, há necessidade de realização de treinamento por parte dos servidores, o que ocorrerá no próximo dia 30. Sendo assim, a previsão é de que o sistema esteja em funcionamento a pleno a partir de 1º de setembro. De qualquer forma, ele já está trazendo resultados positivos conforme o que foi proposto.

Além dos atendimentos aos dois idosos, outras situações já foram registradas graças ao acionamento da Torre de Monitoramento. Numa delas, na última semana, um casal acionou o Botão do Pânico ao se sentir importunado por um homem que estava nas proximidades do Calçadão.

O chamado foi registrado durante a noite e, após um primeiro atendimento realizado, uma equipe foi até o local para averiguar a situação.


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