Categoria espera, ao menos, um índice emergencial de 14,95%, que teria sido prometido pelo Executivo
Os professores municipais de Santa Maria realizaram uma manifestação por valorização salarial na manhã desta quinta-feira (31), no largo do Centro Administrativo Municipal, sede da Prefeitura. A categoria aguarda o envio da proposta de reajuste salarial à Câmara de Vereadores.
De acordo com o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), a categoria cobra um posicionamento do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que prometeu encaminhar uma proposta de índice até 31 de agosto, quando ocorre o fechamento do quadrimestre fiscal.
Na última reunião com a direção do Sinprosm, Pozzobom teria acenado com um índice de 14,95%, o mesmo aplicado ao piso nacional do magistério.
“Esta é a reivindicação emergencial do Sinprosm, considerando que a diferença do primeiro nível da carreira do magistério municipal ao piso nacional atualmente é de 60%. A data-base para a revisão salarial do funcionalismo municipal é em março”, diz a direção do sindicato.
A operação-tartaruga (greve parcial) se encerrou nesta quinta, mas o estado de greve foi mantido pelo Sinprosm, que aguarda, ainda para esta semana, a remessa do projeto de lei com o índice para a Câmara.
Depois que o Executivo anunciar a proposta, o Sinprosm convocará uma assembleia para analisar o projeto de lei. A manifestação desta quinta fechou o sexto mês de campanha salarial.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Sinprosm)