Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria atua em várias frentes em operação pós-chuva

Rua Fernandes Vieira/Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Município registrou 209 milímetros de chuva em 96 horas

O tempo nublado desta terça-feira (5) anunciou a operação pós-chuva após os registros de alagamentos em regiões de Santa Maria em função da chuva intensa dos últimos dias.

Para desobstruir bueiros e possibilitar melhor vazão de água, equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, trabalham na limpeza das vias, das redes de drenagem pluviais, de sangas e de galerias.

O serviço terá continuidade nos próximos dias, se a condição climática permitir. Além disso, equipes de outras secretarias e da Defesa Civil do Município seguem atuando para atender ocorrências da chuva.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgado na manhã desta terça pela Defesa Civil do Município, o índice pluviométrico registrado nas últimas 96 horas em Santa Maria foi 209 milímetros. A média para o mês de setembro é 188 milímetros de chuvas, índice já ultrapassado em 48 horas.

Nesta terça, a equipe de limpeza de rede pluvial realizou o serviço nas ruas Adolfo Ungareti, Chile, Peru e Sílvio Romeiro, no Bairro Chácara das Flores, na Rua Castro Alves, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e em bueiro no Beco da Tela, no Bairro Camobi.

Já a limpeza de áreas verdes ocorreu vias que farão parte do desfile de 7 Setembro, principalmente as avenidas Medianeira, Dores, Hélvio Basso e Ângelo Bolson.

Outras equipes atuam na limpeza de foco de lixo em diversas galerias, como nas ruas Professor Antônio de Carvalho, Fernandes Vieira, Aristedes Lobo e Luiz Castagna, na Avenida Hélvio Basso, na Estrada Eduardo Duarte, e na Travessa Ceará.

Também foi realizada a limpeza da sanga do Rosário, da ponte da Rua Vereador Antônio Dias, no Bairro Campestre do Menino Deus, e na Rua Mário Parcianello, no Bairro Lorenzi.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, há registro de muitos danos nas galerias, tendo como causa principal o descarte irregular de resíduos corte de árvores, lixo doméstico e bens inservíveis.

Por isso, é importante que a população ajude a cuidar, pois, se cada um fizer a sua parte, evitará que não corram situações de alagamentos e transtornos à comunidade.

Ainda, para melhorar a trafegabilidade no Interior do Município, outras frentes atuaram no patrolamento distrital. Foi realizada a limpeza do canal de drenagem de águas pluviais no Corredor da Barrosa, no distrito de Boca do Monte, e em vias do distrito de Arroio do Só.

Pedidos para execução de serviços de infraestrutura podem ser solicitados por meio do telefone (55) 3174-1566, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn